Câncer de próstata atinge um a cada seis homens no Brasil 

Após o já tradicional Outubro Rosa, quando ganha destaque a prevenção ao câncer de mama, o Novembro Azul busca alertar e sensibilizar a sociedade quanto a prevenção e combate ao câncer de próstata. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um a cada seis homens no Brasil desenvolve o câncer de próstata, que é a segunda principal causa de morte por doença entre a população masculina no País.  

Câncer de próstata atinge um a cada seis homens no Brasil - Agência Câmara

A situação brasileira é ainda mais preocupante porque 51% dos homens não vão ao urologista com a frequência recomendada, segundo pesquisa realizada pela SBU nas seis maiores capitais.

Ainda de acordo com a SBU, cerca de 68 mil novos casos de câncer na próstata devem ser diagnosticados no Brasil em 2014. Além disso, estima-se que 14 mil óbitos em função da doença devem ocorrer este ano.

Para debater este cenário, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara realizou, nesta terça-feira (4), o 7º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, que contou com a participação de especialistas do setor.

O diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, afirma que o diagnóstico precoce aumenta em 90% a chance de cura e que os homens ainda resistem a fazer o exame de próstata por puro preconceito. “O exame de toque retal é muito simples: dura de 7 a 10 segundos, não fere a masculinidade de ninguém e pode salvar uma vida", declarou.

A medicina preventiva deve exercer um papel de destaque na identificação dos grupos de risco, seja por hábitos alimentares, fatores genéticos e tabagismo de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Thiago Trindade. Segundo ele, a mortalidade se apresenta alta entre “homens que moram no campo, têm pouco acesso aos serviços de saúde e que por fatores socioculturais não realizam os exames”.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), o evento é relevante para difundir informações e iniciativas não apenas sobre prevenção e combate aos cânceres de próstata ou de pênis, mas para abordar a saúde do homem de forma integral.

De acordo com o deputado e médico João Ananias (PCdoB-CE), é fundamental um cuidado integral com a saúde dos homens. “Precisamos ter uma visão global que observe, além do câncer de próstata, as doenças cardiovasculares e, principalmente, ampliar o acesso à saúde pública.”

Para o parlamentar, as equipes do programa Saúde da Família são aliadas importantes nessa batalha. Atualmente o Brasil conta com 38 mil médicos da família capacitados à realização desta abordagem.

Da Redação em Brasília
Com agências