Dilma encontra-se com PSD e discursa sobre maus perdedores  

Nesta quarta-feira (5), na parte da manhã, a presidenta Dilma Rousseff recebeu, às 11h30, no Palácio do Planalto, lideranças do Partido Social Democrático (PSD). Em seu discurso, Dilma agradeceu o apoio do PSD e destacou o papel do partido no cenário político brasileiro. A presidenta falou sobre a necessidade de manter a democracia, de saber perder sem discursos raivosos de retaliação – em alusão aos discursos contra os nordestinos – e da importância do eleitor. 

Dilma encontra-se com PSD e discursa sobre maus perdedores - PR

“Os eleitores são os brasileiros e nós temos que dar conta do que eles querem”, afirmou, alfinetando a oposição: “Saber perder é saber em que ponto você está e não significa que vamos construir um muro no Brasil”. E, ao final do discurso, disse que agradecia também “a esses que não votaram em mim e agora me apoiam”.

“Nós saímos de um processo ditatorial e estamos numa eleição que, de fato, cada vez mais aprofunda a democracia no Brasil. Ninguém deve abrir mão de suas posições ou convicções, temos que defender o diálogo baseado em propostas”, analisa a presidenta reeleita, para quem “o ato de perder ou não ganhar faz parte do jogo democrático”.

“Há de saber ganhar, há de saber perder. Isso significa ter consciência do que a democracia é. O povo vai decidir o que ele considera que seja a proposta que ganhará majoritariamente apoio e aquela que não ganhará”, discursou Dilma Rousseff.

Em seguida, agradeceu ao PSD, “por essa capacidade de olhar o pós-eleitoral” e manifestou o “reconhecimento pelo apoio, pela luta conjunta que tivemos ao longo do governo. Minha primeira palavra é de reconhecimento e agradecimento”.

Reforma política e outras mudanças

A presidenta reeleita voltou a defender a necessidade de uma reforma política, manifestando o interesse em contar com o apoio do PSD para aprovação da matéria. “Nós falharíamos se não fizéssemos uma reforma política. Conto com o PSD também para que a gente consiga, primeiro, de fato efetivar uma reforma política.”

Ao mesmo tempo em que enfatizava a participação do PSD em seu governo – “faz parte da minha base aliada, portanto é protagonista” –, a presidenta Dilma falou sobre as mudanças que pretende implementar no país no segundo mandato.

“Essas mudanças serão o resultado da vontade, do trabalho e da articulação do governo, dos partidos que integram nossa base aliada”, disse, citando como principal delas a aceleração do crescimento, o combate à inflação e a continuidade da expansão do emprego e da renda, e da inclusão social.

E explicou a importância da formação de uma base aliada para garantir essas mudanças. “Somos uma nação multidiversa, somos uma sociedade multidiversa, o que expressa no Congresso é essa sociedade e essa nação. Sabemos que o espaço principal de diálogo é no Congresso, porque no Congresso se expressa essa diversidade brasileira”, afirmou.

Ao lado do presidente do PSD, Gilberto Kassab, e do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, o governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, falou em nome do partido, parabenizando a presidente reeleita pela vitória.

Robinson relembrou o discurso que ele fez na convenção do PSD que declarou apoio à reeleição de Dilma. “Antes de começar o processo eleitoral, na convenção do PSD, eu falei que se dependesse da justiça, da gratidão que habita o coração do povo nordestino (e depois nós vimos isso em todo o Brasil) a senhora seria reeleita presidente do Brasil”, destacou Robinson.

De Brasília
Márcia Xavier