Brasil e Azerbaijão acertam parceria para desenvolver infraestrutura

O Azerbaijão, república independente desde a dissolução da União Soviética, em 1991, e integrante do Conselho Europeu, começa a se integrar ao grupo de países que sediam grandes eventos esportivos internacionais e quer a colaboração do Brasil na preparação de atletas e na criação de infraestrutura.

Ministro Aldo Rebelo com o ministro do Esporte do Azerbaijão, Azad Rachinov, na assinatura do plano de ação conjunta - Ministério do Esporte

Nesta quarta-feira (5), na primeira visita de um ministro brasileiro àquele país, Aldo Rebelo se reuniu com o primeiro-ministro azeri, Artur Rasizalde, e assinou, com o ministro da Juventude e do Esporte, Azad Rachimov, um plano para troca de informações e experiências na organização de grandes eventos e na preparação de atletas.

Rachimov saudou a presença de Aldo Rebelo como um grande passo no sentido de colocar em prática o acordo assinado entre os dois países em abril de 2013. Com a assinatura do plano de ação, o Azerbaijão se compromete a ajudar o Brasil na preparação de atletas que disputam as modalidades de luta olímpica, esporte tradicional no país. E o Brasil assume a responsabilidade de repassar informações sobre a experiência de organizar a Copa 2014 e os Jogos Rio 2016.

“O Brasil tem todas as condições e bastante interesse nessa troca de experiência com o Azerbaijão. Vamos ajudar em tudo o que estiver ao nosso alcance, em todas as áreas, desde o esporte como instrumento de inclusão social, de melhoria das condições de vida, até a medicina esportiva e o esporte de alto rendimento”, disse o ministro do Esporte brasileiro.

Nos próximos três anos, os azeris terão a responsabilidade de organizar várias competições internacionais. Já em 2015, o país vai sediar os Jogos Olímpicos Europeus. Em 2016, haverá prova de Fórmula 1 em circuito de rua na capital, Baku, que também receberá o Campeonato Mundial de Xadrez. Em 2017, o Azerbaijão vai realizar os Jogos Islâmicos.

Segundo informações do Ministério da Juventude e do Esporte, foram construídos 42 centros esportivos em todo o Azerbaijão e está tudo praticamente pronto para os Jogos Europeus do ano que vem.

Fonte: Ministério do Esporte