Vencedor do Nobel da Paz defende replicação do Bolsa Família

O ativista indiano Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014, elogiou os esforços do Brasil para diminuir as desigualdades sociais e citou o programa Bolsa Família como exemplo que pode inspirar outros países. As declarações foram feitas em entrevista ao Programa Fantástico, da rede Globo, exibida domingo (2).

Vencedor do Nobel da Paz defende replicação do Bolsa Família

O líder da Marcha Global Contra o Trabalho Infantil conhece bem o Brasil, onde se reuniu com o ex-presidente Lula no ano passado. Há 35 anos luta contra o trabalho infantil no seu País, onde salvou mais de 80 mil crianças desta mazela.

“Quando você fala do Brasil, você pode ver a minha cara. É como a minha segunda casa. Eu amo o País, eu amo o povo. Alguns dos meus melhores amigos são brasileiros. Eu acho que o Brasil é um bom exemplo. É um modelo que pode ser replicado. Há muitos esforços que precisam ser integrados: educação, luta contra o trabalho infantil, saúde, tudo pode ser convertido em um único esforço. Como o Bolsa Família, que pode ser utilizado em outros países”, disse Satyarthi.

Para a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), que conhece o trabalho do indiano e considera “merecidíssimo” o Nobel dado a ele, o reconhecimento internacional do Bolsa Família é importante, sobretudo por partir de alguém que luta pelos direitos de crianças e mulheres.

“Vários países já replicaram ou têm interesse de replicar a experiência fantástica que é Bolsa Família. Esse reconhecimento é valioso, especialmente num momento em que a direita afirma que o Brasil é o pior dos mundos, enquanto o mundo olha com admiração para as experiências brasileiras”, cita a parlamentar.

Satyarth vai dividir o Nobel da Paz com a paquistanesa Malala Yousafzai. Com apenas 17 anos, ela ficou conhecida mundialmente após sofrer um atentado comandado pelo Talibã, por defender o direito das meninas do Paquistão a estudar. Os prêmios serão entregues aos dois no dia 10 de dezembro.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara