Dantas: Derrotamos a oligarquia e mandato será firme na defesa do povo

Eleito vice-governador do Rio Grande do Norte com 54,42% dos votos, o deputado estadual pelo PCdoB, Fábio Dantas, concedeu entrevista ao Portal Vermelho em que destaca a importância da vitória para o povo potiguar e aponta os desafios da gestão.

Da redação do Portal Vermelho, Dayane Santos

Fábio Dantas vice-governador do Rio Grande do Norte

“Foi uma campanha que estimulou no povo o sentimento de liberdade, promovendo no estado uma verdadeira revolução democrática voltada a derrotar as velhas oligarquias que se alternavam no poder a mais de quatro anos”, disse Dantas, resumindo o clima da campanha que levou a sua eleição e a de Robinson Faria (PSD). A chapa progressista derrotou a candidatura de Henrique Alves, deputado federal pelo PMDB e atual presidente da Câmara.

“Nosso diferencial será crescer a autoestima com políticas públicas mais eficientes e nosso mandato estará firme na defesa do nosso povo”, completou.

Dantas destacou ainda que o resultado das urnas mostra um avanço político das forças progressistas no estado, principalmente para o PCdoB, que, além do vice-governador, elegeu o seu primeiro parlamentar no Rio Grande do Norte, a deputada estadual Cristiane Dantas, com 38,955 votos, e o suplente da senadora Fátima Bezerra (PT), Theodorico Bezerra.

Militância do PCdoB teve papel destacado na campanha

“O PCdoB cumpriu um papel importante na articulação de forças da campanha. A união dos partidos progressistas foi fundamental para o êxito do nosso projeto”, enfatizou ele, destacando o peso da aguerrida militância. “Tivemos uma militância espontânea bastante consciente, aguerrida e que muito colaborou para o crescimento da agremiação”, acrescentou.

Reeleição de Dilma

Dantas afirmou que a reeleição da presidenta Dilma Rousseff também representa uma conquista para o povo potiguar, que aliada às vitórias da senadora Fátima e do governador Robinson, ampliam a força da luta para melhorar a qualidade de vida do povo potiguar e alavancar o desenvolvimento do estado. No estado, Dilma obteve 69,96% dos votos, contra 30,04% de Aécio Neves (PSDB).

“O Nordeste é uma região que reconhece a força do governo atual, especialmente na importância dos programas sociais, aliada ao sonho que a Região que esta se tornando realidade com a conclusão da Transposição das águas do São Francisco”, lembrou ele, citando as obras promovidas pelo governo Dilma.

Transição do governo

Deputado estadual em seu primeiro mandato, Fábio Dantas é formado em Direito pela Universidade Potiguar e tem uma longa trajetória como servidor judiciário e na administração pública.

Esta semana ele foi designado pelo governador eleito, Robinson Faria, a encabeçar a equipe de transição que contará com 12 integrantes. O objetivo é levantar dados e fortalecer o diálogo com a atual gestão para que o governo eleito tenha o máximo de informações de todas as áreas da administração para que possa dar início ao planejamento das ações e investimentos do governo.

Fundo para a segurança

O governador eleito Robinson Faria, Cristiane e Fábio

A segurança pública foi um dos temas mais debatidos na campanha e Dantas ressalta que é um dos principais desafios do governo. “Nossa prioridade número um é estimular o policiamento de proximidade. Criaremos as Centrais de Polícia 24 horas e vamos investir na inteligência e na polícia técnica. A situação atual retrata a urgência necessária de se criar um Fundo per capita para a área, nos moldes do SUS e do Fundeb”, pontua ele.

Para a saúde, Dantas destaca que o objetivo é fortalecer os hospitais regionais, criar policlínicas para o atendimento ambulatorial, construir o Hospital de Traumas, além de estabelecer a carreira médica.

Educação e servidores públicos

Na educação, Dantas afirma que será feito um diagnóstico das condições de toda a rede estadual de ensino e, a partir deste levantamento, estabelecer as prioridades.

Com os servidores públicos estaduais Dantas afirma que a palavra-chave é “diálogo constante para superar as adversidades atuais”.