Secretário destaca esporte para a paz e união durante abertura do Jubs

Durante a abertura da 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), em Aracaju, na quinta-feira (30), o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, ressaltou que o Brasil não é o país da divisão. “Somos a nação da união entre povos e culturas, da tolerância e do respeito às diferenças. Os Jubs são isso, uma grande festa do esporte e da integração nacional, da harmonia e da paz”, disse o secretário.

jogos universitarios brasileiros 2014

Atrações culturais típicas da capital sergipana, como a Orquestra Sinfônica da Cidade de Aracaju, formada por 350 crianças e adolescentes, e uma quadrilha junina tradicional marcaram a festa. Os mais de três mil atletas de 26 estados e do Distrito Federal participaram do tradicional desfile das delegações. O tenista sergipano Victor Maynard foi responsável pelo acendimento da pira do Jubs 2014 e por conduzir a tocha durante a abertura. Os Jogos Universitários são feitos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com o Ministério do Esporte, e contam com o apoio da prefeitura de Sergipe e da Federação Atlética de Estudantes (Faes).

Os esportistas universitários – protagonistas dos Jubs – não esconderam a animação. O judoca Gabriel Pinheiro, sétimo colocado no ranking mundial sub 21, representante da Universidade Maurício de Nassau, de Pernambuco, é um deles. "Eu estava em treino com a seleção brasileira para o mundial, achei que não ia dar nem tempo de participar do evento”, explicou, declarando-se otimista com os resultados a serem conquistados. “Estou empolgado, ansioso e preparado pra fazer uma boa competição."

As disputas dos Jubs 2014 começaram oficialmente na manhã da última quinta, com a 1ª etapa do xadrez, e seguem até o dia 9 de novembro. Na sexta (31), a partir das 9h, tiveram início as provas de judô, natação, ginástica rítmica e tênis. Às 15h estreiou o atletismo, na pista da Universidade Federal de Sergipe (UFS).A partir da terça-feira (4), será a vez das modalidades basquete, futsal, voleibol e handebol estreiam na competição.

Além de Cappelli, prestigiaram o evento p prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, o diretor técnico Lars Grael, o presidente da Faes, Flávio Mendonça, e o secretário da Juventude e do Esporte de Aracaju, Carlos Eloy.

Fonte: Ministério do Esporte