Acontece na Colômbia o Diálogo Mercosul-Aliança do Pacífico

Chanceleres do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o Conselho de Ministros da Aliança do Pacífico participarão, neste sábado (1°/11), de um encontro na cidade colombiana de Cartagena, que procura estabelecer um diálogo entre ambos blocos.

Mercosul - Reprodução

A intenção é conversar sobre os temas nos grupos de trabalho e identificar possíveis áreas de cooperação, adiantou a chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín.

“Somos grupos de diferentes visões, mas podemos empreender projetos unidos, estamos na mesma região e daí bom seria se pudéssemos trabalhar juntos em algumas questões”, acrescentou.

Representantes da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru) e do Mercado Comum do Sul viajaram a Cartagena de Índias, com costa no mar do Caribe, para participar na primeira reunião bilateral.

Holguín precisou que pelo lado do Mercosul participarão Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia.

Tal iniciativa demandou-se da IX Reunião da Aliança do Pacífico celebrada em Ponta Mita, México, em junho deste ano.

Estarão presentes, a Ministra de Relações Exteriores da Colômbia e seu homólogo paraguaio, Eladio Ramón Loizaga, subscreveram dois memorandos de entendimento, um para a prevenção e investigação do delito de trata de pessoas e a assistência e proteção às vítimas da mesma, e outro para estabelecer medidas de cooperação em matéria consular.

A assinatura de ambos os instrumentos é resultado da dinâmica relação que mantêm os dois países, expressou um comunicado oficial.

Com informações da Prensa Latina