Congresso apoia “Novembro Azul” contra o câncer de próstata 

Pelo segundo ano consecutivo, o prédio do Congresso Nacional será iluminado de azul, ao longo de todo o mês de novembro, a fim de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Congresso apoia “Novembro Azul” contra o câncer de próstata

A iluminação especial será inaugurada na segunda-feira (3), por volta das 19 horas, horário previsto do fim da sessão solene em homenagem aos 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer – Saúde do Homem. A sessão ocorrerá no Senado , às 17 horas.

No dia seguinte – terça-feira (4), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizará o 7º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) , este ano foram registrados 68.800 casos novos de câncer de próstata no país, número que corresponde a 70,42 incidências para cada 100.000 homens.

Na quinta-feira (30) o Senado aprovou o projeto do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que fortalece o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. O projeto determina a capacitação de profissionais da saúde na prevenção e detecção do câncer de próstata , O projeto agora segue para sanção da Presidência da República.

Originário da Austrália, o Movimento Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem, cujo presidente é o deputado Dr. Jorge Silva (Pros-ES).

Causas desconhecidas

As causas do câncer de próstata são desconhecidas. É um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal.

Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já tiver ocorrido algum caso na família. Outros fatores, como estilo de vida e alimentação inadequada – à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos –, também podem interferir no surgimento da doença.

Homens a partir dos 50 anos (ou 45, se houver casos na família) devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames, que consistem no toque retal e no exame de sangue, para verificar o PSA (antígeno prostático específico). Havendo suspeita, é preciso fazer a biópsia da próstata para obter um diagnóstico preciso.

Da Redação em Brasília
Com agências