Vanessa anuncia proposta para aumentar mulheres na política 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que a campanha da Justiça Eleitoral incentivando a participação feminina na política ajudou a aumentar em 46,5% o número de candidatas nas eleições deste ano, mas que o número de eleitas ainda está aquém do desejado. E anunciou propostas para ampliar a participação da mulher na política.

Vanessa anuncia proposta para aumentar mulheres na política - Agência Senado

Para Vanessa Grazziotin, não se pode falar em representação política justa enquanto as brasileiras estiverem pouco representadas no Parlamento. Ela acredita que isso pode mudar com a reforma política e a aprovação da proposta que garante a eleição de uma mulher em cada estado quando houver votação para a escolha de dois novos senadores.

“É o projeto que reserva um terço das vagas desta Casa para serem ocupadas por mulheres. Tem gente que ri, mas isso acontece em muitos países do mundo. Alguns adotam a lista fechada, com alternância de gênero; outros adotam a reserva de vagas no parlamento. Mas todos, muito mais do que o Brasil, se preocupam em inserir a mulher na política”, afirmou a senadora.

Vanessa Grazziotin destacou que as medidas até agora adotadas no Brasil já garantiram um aumento no número de candidatas nas eleições deste ano. “Foram quase 7.500 contra as 5.056 nas eleições de 2010”, frisou a senadora.

Ela lamentou que o número de eleitas não tenha acompanhado o aumento de candidaturas. Em todo o país foram eleitas apenas 105 deputadas estaduais. Já o número de deputadas federais vai passar de 45 para 51, um aumento de quase 10%. Apenas uma mulher elegeu-se governadora nos 27 estados brasileiros: Suely Campos, em Roraima.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado