ConCidades discute desenvolvimento urbano pós-eleições 

A presidenta estadual do PCdoB em Goiás, a deputada estadual Isaura Lemos, participa de quarta-feira (29) até esta sexta-feira (31), em Brasília, da 42ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), como conselheira titular da entidade. O evento, realizado no Ministério das Cidades, debate os “Desafios e perspectivas para o desenvolvimento urbano após o processo eleitoral”.

ConCidades discute desenvolvimento urbano pós-eleições

O ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, na abertura do evento, disse que a participação do ConCidades é importante para a evolução dos país. “Vamos continuar a construir um Brasil melhor com a participação de todos os segmentos da sociedade. Vamos continuar a trabalhar fortemente para um país com mais diálogo, mais participação e com menos desigualdades”, afirmou Occhi.

Também presente ao evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, falou sobre a relevância da participação popular nas políticas públicas. “A participação popular tem que ser uma meta de governo” afirmou.

Reformas estruturais

A deputada Isaura Lemos avalia que o novo Governo Federal deve se voltar para reformas estruturais avançadas, mas ressalta que será necessário manter uma estrutura de mobilização e organização social que permita dar esse salto. Isaura acredita que o segundo governo de Dilma Rousseff (PT) deve vir mais aberto aos movimentos sociais e à interlocução política.

A abertura do evento reuniu integrantes de diversos segmentos da sociedade, como trabalhadores, empresários, movimentos sociais, organizações não governamentais e Poder Público nas três instâncias: municipal, estadual e federal.

Criado em 2004, o Conselho das Cidades é um órgão deliberativo do Ministério das Cidades com objetivo de intensificar a participação da sociedade brasileira na consolidação das políticas públicas, para estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e também acompanhar a sua execução.

No final do evento, haverá a indicação das entidades que integrarão o próximo mandato do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

De Brasília
Márcia Xavier
Com agências