Campanha Salarial dos Canavieiros segue no processo de negociação

A Fetape e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Zona da Mata se reuniram nesta quarta-feira (29), com a classe patronal, para a 5ª rodada de negociações da 35ª Campanha Salarial dos Canavieiros. O encontro aconteceu na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no Recife. Até o momento, das 90 cláusulas apresentadas, 83 já foram negociadas em reuniões anteriores.

Campanha salarial dos canavieiros da Zona da Mata - Contag

Entre as propostas discutidas estão alimentação no local de trabalho, cesta básica de R$90, contratação de mulheres, tabela de tarefas, contrato por tempo indeterminado, piso de garantia de 20% e salário de R$ 890.

Para o diretor de Política Salarial da Fetape, Gilvan José Antunis, as últimas cláusulas são as mais difíceis de se negociar, por abordarem questões econômicas. “Esperamos que a classe patronal venha com melhores propostas para os trabalhadores, uma vez que as propostas de ontem não foram tão satisfatórias”, afirma.

Leia mais: 
Canavieiros iniciam nova rodada de negociações da Campanha Salarial

Durante a quarta rodada, que contou a presença de representantes da Fetape, Contag, dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da Zona da Mata, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e da classe patronal, cinco cláusulas foram negociadas: jornada de trabalho, PIS, hora extra, salário família e habitação rural.

Fonte: Contag