Perpétua Almeida participa no Rio de seminário sobre Defesa Nacional 

A presidente da Subcomissão de Assuntos Estratégicos das Forças Armadas da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), proferiu palestra na abertura do seminário "Base Industrial de Defesa: contribuição para os projetos estratégicos brasileiros", que reuniu militares, estudiosos e especialistas da área, realizado na Escola de Guerra Naval no Rio de Janeiro, na quarta-feira (29). 

Perpétua Almeida participa no Rio de seminário sobre Defesa Nacional

Para público superior a 400 pessoas, Perpétua Almeida falou da reeleição da presidente Dilma Rousseff. "A reeleição da Dilma nos traz a confiança de que se manterá em curso o fortalecimento da Política de Defesa Nacional, visto que temos a compreensão de que a ascensão econômica e social do Brasil no mundo só será sustentada se tivermos a capacidade de defendermos nossa soberania e independência nacional.”

“O Brasil deve também manter-se no curso da busca de sua capacidade de dissuasão, visando desencorajar eventuais tentativas de constrangimento à soberania, sobretudo tendo em vista tendências de aumento das pressões internacionais direcionadas a países detentores de recursos naturais e ativos estratégicos, como é o nosso caso", explicou a parlamentar.

Durante sua fala, a deputada destacou o seu empenho em ajudar a presidenta Dilma na aprovação, em 2012, quando presidiu a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Lei 12.598, voltada ao objetivo de soerguer uma robusta base industrial de Defesa que estabelece as regras da Empresa Estratégica de Defesa e normas especiais para as compras, contratações e o desenvolvimento de produtos e sistemas de Defesa, priorizando as empresas brasileiras de capital nacional.

Ao tratar dos projetos estratégicos de Defesa Nacional, Perpétua destacou a construção do Submarino a propulsão nuclear; o desenvolvimento do novo avião de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG; o projeto da FAB do avião militar cargueiro KC-390, pela Embraer e a estruturação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras terrestre brasileira como importantes projetos que estão em curso em prol da Defesa Nacional.

Para a deputada, foi a partir de 2008, com a Estratégia Nacional de Defesa que o Brasil começou a "investir fortemente em grandes projetos estratégicos das Forças Armadas, acumulando potencial e capacidade para dar salto de qualidade como nunca visto na capacidade dissuasória brasileira, ao tempo que mobiliza base produtiva e tecnológica da indústria nacional". A criação do Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa também foi tema defendido pela deputada Perpétua durante o debate.

O presidente do Centro de Estudo da Defesa, Almirante-de-Esquadra Álvaro Dias Monteiro, destacou o trabalho da parlamentar acreana e citou seu nome como referência no Congresso quando se trata de debater sobre Defesa Nacional.

"Perpétua tem um posicionamento firme sobre a prioridade que devemos dar a Defesa Nacional e nos inspira confiança quando defende os investimentos na Indústria de Defesa, o que é ao mesmo tempo uma aposta na educação, ciência e novas tecnologias", resumiu.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida