Ceará: Camilo diz que segurança e saúde são principais objetivos

Eleito governador do Ceará com 53,35% dos votos, Camilo Santana (PT) afirmou na primeira entrevista após o resultado das eleições, que vai promover um amplo diálogo com todas as categorias de trabalhadores e com toda a sociedade para compor um governo com pessoas qualificadas.

Camilo Santana eleito governador Ceará - Agência Brasil

“Vamos trabalhar com as melhores pessoas em cada área”, sinalizou, destacando que “ninguém se elege sozinho e ninguém governa sozinho” e, por isso, irá se reunir com aliados para definir o secretariado.

Camilo Santana fez questão de agradecer a população pela eleição. “Quero agradecer ao carinho e a responsabilidade que vocês me deram de governar o Ceará. Quero agradecer do fundo do meu coração e pedir uma salva de palmas para vocês, para cada um de vocês. Vou gastar toda energia da minha vida para não decepcionar os cearenses”, declarou em seu discurso.

Leia
Camilo Santana é o governador eleito do Ceará

Antes de votar na manhã deste domingo (26), Camilo avaliou a campanha. “Visitei mais de 150 municípios, fiz uma campanha propositiva, mostrando todas as conquistas dos últimos sete anos: escolas profissionalizantes, hospitais no interior. O Ceará não pode correr o risco de perder essas conquistas. Consegui mostrar os avanços e estou confiante que o povo cearense fará uma boa escolha”, reafirmou.

Dilma

O candidato eleito também fez questão de celebrar a vitória da reeleição da presidenta Dilma. “Quero dizer que estou muito feliz porque nós ganhamos 13 aqui e 13 lá”, disse. E finalizou: “Estou mais feliz ainda porque a gente venceu e venceu a presidenta Dilma. Uma salva de palma para a presidenta Dilma. A vitória é de vocês, a vitória é do Ceará”, finalizou.

Vitória progressista

Camilo Santana é o primeiro governador eleito pelo PT no estado e terá maioria na Assembleia Legislativa. Apontando a direção de seu governo, Camilo reforçou que seu governo irá “garantir tudo de bom que conquistamos, corrigir o que não está bom e apresentar novos projetos”.

Ele apontou quais serão os principais focos de seu governo: “Segurança e saúde, dois segmentos que vêm preocupando o cearense”. Para Camilo Santana, o atual governo tem feito ações importantes e seu governo vai dar continuidade melhorando o atendimento e ampliando a rede pública na saúde, por meio de parcerias com os municípios.

Na segurança, mencionou a ampliação do Raio como polícia ostensiva. E defendeu, sobretudo, a ampliação do programa “Em Defesa da Vida”, adotado pelo atual governo. Como terceiro desafio crucial, mencionou a cultura e reafirmou o compromisso de ampliar o investimento no setor para 1,5% do orçamento, “quase cinco vezes mais que o que se investe”.

Outra proposta de Camilo Santana é a criação do Bilhete Único nos ônibus intermunicipais. E, ainda, a gradual transformação das escolas de ensino médio em escolas profissionalizantes.

Trajetória política

Nas últimas eleições, Santana foi o candidato à Assembleia Legislativa, sendo o mais votado. Já contava, na época, com o apoio do atual governador, Cid Gomes. Além da Secretaria Estadual de Cidades, Santana comandou também a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A candidata a vice é a professora Izolda Cela (PROS).

Camilo Santana tem 46 anos e é natural do Crato. Ele é servidor público federal e começou a carreira política no movimento estudantil. Foi o deputado estadual mais votado no Ceará nas eleições de 2010, com o apoio do atual governador Cid Gomes (PROS).

Com informações de agências