Datafolha: Dilma passa à frente no RS e lidera no Ceará

O instituto Datafolha liberou os dados da pesquisa eleitoral para a sucessão presidencial entre os eleitores do Ceará, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. De acordo com o instituto, as pesquisas foram realizadas entre os dias 22 e 23, durante sondagem de votos para as disputas estaduais.

Dilma Rousseff

Pela pesquisa, Dilma Rousseff avançou mais 3 pontos e chegou a 69% das intenções de voto no Ceará, o 8º maior colégio eleitoral do país, que responde por 4,3% do eleitorado brasileiro.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, desprezando brancos, nulos e indecisos, Dilma chegou a 74%, ou seja, cresceu 6 pontos percentuais em relação ao resultado das urnas no primeiro turno no estado, quando ficou com 68,3% dos votos. Aécio Neves (PSDB) aparece com 24% das intenções, ou 26% dos votos válidos.

No Rio Grande do Sul, o quinto maior colégio do país, os dois candidatos inverteram as posições. Dilma Rousseff passou à frente após subir 3 pontos e tem agora 46% das intenções de voto, ou 51% dos votos válidos. O senador permaneceu estável, com 45%, o que representaria 49% dos votos válidos. No estado, a presidenta liderou a corrida no primeiro turno, com 43,2% dos votos.

No Distrito Federal, o vigésimo colégio eleitoral do país em número de eleitores, vantagem para o tucano. Ele caiu 2 pontos percentuais entre 15 e 23 de outubro, para 55% no geral, ou 62% dos votos válidos. No mesmo período, Dilma cresceu 2 pontos, para 33%, ou 38% dos votos válidos.

De acordo com o instituto, as três pesquisas têm margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. Foram realizadas 1.240 entrevistas no Ceará, 1.541 no Rio Grande do Sul e 1.202 no Distrito Federal.

Do Portal Vermelho, com informações do site Muda Mais