Ministério do Esporte entrega kit oficial de equipamentos de basquete

O Ministério do Esporte realizou na tarde desta quinta-feira (23), em São Paulo, mais uma cerimônia de entrega de equipamentos para uma das equipes que disputa sétima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). O Palmeiras recebeu de forma oficial o piso flutuante do ginásio do clube, as tabelas e o placar eletrônico que estarão presentes em todos os ginásios da liga nacional.

aldo rebelo no palmeiras - Paulino Menezes/ME

Os materiais foram adquiridos em convênio realizado entre o Ministério do Esporte e a Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela realização do NBB e da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), destinada a jovens de 19 a 22 anos. O Ministério investiu R$ 5,4 milhões na compra dos equipamentos e, desde 2012, mais R$ 4,8 milhões para a realização da competição de base.

“Quando os atletas se sentem amparados, é um estímulo, incentiva a permanência daqueles que escolheram o basquete e aquelas que ainda podem vir a escolher, nas escolas e nos clubes. O apoio oficial geralmente desperta e traz parcerias privadas e de outros setores”, declarou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, após a cerimônia de entrega.

Presidente da LNB, Cássio Roque, agradeceu o apoio do Ministério e destacou a importância da padronização dos equipamentos para o NBB. “Tem o aspecto de divulgação, de imagem. Quando você vê um jogo de basquete com todos os pisos iguais, você sabe que se trata de um jogo do NBB. Também tem a questão da qualidade mesmo, já que os atletas estão em um piso adequado, com tabelas, aros e um placar que oferecem melhores condições para eles e para o público”, analisou o dirigente.

Além dos profissionais, a base do basquete brasileiro acaba sendo beneficiada pela aquisição dos equipamentos. Como as equipes do NBB trabalham com a revelação de novos talentos, eles também treinam no mesmo local em que os profissionais, usufruindo do material adequado para a prática da modalidade.

“O esporte é uma prática social que se baseia em regras e padrões. Tem número de jogadores, tempo, pontuação. Uma coisa que tem esse grau de formalidade depende também dos equipamentos oficiais”, apontou o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser. “Olhando a política do basquete, em que temos equipamentos e apoio à liga principal e de desenvolvimento, você vai criando essa condição ideal e aí vão aparecendo os talentos”, disse.

Técnico do Palmeiras, Régis Marrelli, também lembrou que a padronização faz diferença para o público que acompanha o esporte. “Quem for assistir aos jogos vai encontrar uma quadra bonita, só com as linhas do basquete, com a marca e as cores da equipe. Essa parceria com o Ministério é muito importante. Todo mundo sai ganhando”, avaliou o treinador da equipe paulista.

No total, foram entregues 19 kits para a Liga Nacional de Basquete, sendo 18 para os clubes e um que fica à disposição da LNB para a utilização em eventos oficiais.

A sétima temporada do NBB terá início no dia 31 de outubro.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais imagens sobre o kit:

Fonte: Ministério do Esporte