Deputado comemora anúncio de 285 centros de esporte no país 

O Ministério do Esporte entregará 285 centros de esporte até o final de 2015. Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a iniciativa faz parte do legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. A declaração do ministro foi feita na cidade de Taboão da Serra, em meio à inauguração de um desses centros no município paulista. 

Deputado comemora anúncio de 285 centros de esporte no país

A notícia repercutiu na Câmara dos Deputados, onde o deputado Josias Gomes (PT-BA) elogiou a informação, destacando que investir no esporte tem um duplo sentido: “ajuda o esporte, especialmente o amador, e ajuda enormemente no combate às drogas, já que contribui para o afastamento dos jovens da rota dos traficantes.”

Leia também:
"Vamos entregar 285 novos centros de esporte", diz Aldo Rebelo

Com investimento de R$ 967 milhões, as unidades serão construídas em 263 municípios, em todos os estados. O ministério paga a obra e fornece o projeto de engenharia. A contrapartida das prefeituras são o terreno e o custeio. Os municípios selecionados para receber os CIEs são os que, entre outros critérios, tenham aprovado obras de urbanização no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para que o equipamento sirva como complementação.

Os CIEs são espaços para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento. Nas unidades, serão oferecidas 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não olímpica. Entre as modalidades olímpicas estão: atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tae kwon do, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton, levantamento de peso e tênis de mesa.

Para os paratletas, haverá esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball. Embora não seja modalidade das Olimpíadas, o futebol de salão também comporá o rol de atividades.

Da Redação em Brasília
Com agências