Carta ao povo brasileiro, “um voto já valeu a pena”

O senhor José Pereira Lopes é fotógrafo, tem 75 anos, vive em Foz do Iguaçu no interior do Paraná e nesta quinta-feira (23) saiu em busca de veículos de imprensa dispostos a publicar uma carta que ele escreveu para o povo brasileiro em defesa da reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

Por Mariana Serafini, do Vermelho

José Pereira Lopes - Reprodução

A história dele foi publicada pela jornalista de Foz do Iguaçu Stela Guimarães em seu blog “Páginas Ordinárias Artificialmente Coloridas”. Conta que José chegou até ela em busca de ajuda para ter sua carta publicada.

Revoltado com o tom desrespeitoso de Aécio Neves contra Dilma durante o debate no dia 16, o senhor José decidiu escrever para alertar as pessoas sobre tal comportamento. Com papel e caneta expressou suas ideias e buscou alguém para digitalizar o conteúdo, afinal, “nunca encostou em um computador”. Quem prestou o favor cobrou R$100, apesar do alto valor, seu José achou que o investimento valia a pena “se conseguir um voto já valeu”.

Com a carta digitalizada, imprensa em três folhas sulfite e armazenada em um pendrive, saiu em busca de um veículo de imprensa disposto a publicá-la. No texto ele conta um pouco de sua história, como para contextualizar o leitor, reclama da agressividade do tucano contra a presidenta e pede que o povo brasileiro vote mais uma vez em Dilma.

Em outra ocasião o senhor José escreveu uma carta para a presidenta, endereçada ao Palácio do Planalto, como resposta recebeu uma foto autografada de presente. “Olha como ela é bonita”, disse ao mostrar a foto, todo orgulhoso. “Sei que o autógrafo não é dela mesma, porque ela não tem tempo, mas é bom assim mesmo”, diz compreensivo.

Sem entender muito “dessa história de computaro”, o senhor José pede que Stela publique a carta na internet. “Não tem algum lugar que a gente pesquisa ‘política’ e aí aparece tudo?”, pergunta. Stela explica um pouco o funcionamento da rede e o espaço nas mídias sociais. Ele acha que vale a pena a investia e de cabeça baixa explica novamente “nunca usei essa coisa de computador”.

Stela se compromete a publicar o texto em seu blog e torcer para que muitas pessoas leiam. Ele topa fazer uma foto, com seu manuscrito, para que os leitores saibam quem é o autor deste pedido simples: um voto em Dilma.

Leia na íntegra a carta:

“Atitude negativa do senhor Aécio Neves ao denegrir a imagem de nossa presidenta Dilma Rousseff

Sou um cidadão brasileiro, com 75 anos exercendo ainda a profissão de fotógrafo. Moro em Foz do Iguaçu há 52 anos. Estive presente na inauguração da Ponte da Amizade em 1965 onde estiveram grandes autoridades, destacando-se o presidente do Paraguai, Alfredo Strossner, juntamente com o presidente do Brasil, Castelo Branco.

Tive a honra de ser o primeiro fotógrafo da Usina de Itaipu, contratado em 1975, cujo objetivo foi fotografar as obras da Usina para fins de relatórios de progresso.

Venceu nosso contrato em 1977 e fui convidado para fichar na Itaipu, recusei e ganhei uma licitação a qual me deu o direito de instalar um estúdio fotográfico, no centro comercial da Usina.
Querido povo brasileiro, nosso país é um dos mais belos do mundo e com suas riquezas naturais.

Precisávamos de um presidente sério, que apoiasse as necessidades dos cidadãos brasileiros menos favorecidos pela sorte.

Vira uma nova página para a nação brasileira quando o senhor Luiz Inácio Lula da Silva ganha para presidente da República do Brasil, sendo um dos mais humildes líderes da nação, creio que foi determinado por Deus, assim como escolheu homens humildes para serem Seus discípulos e os capacitou para pregarem o evangelho. Assim surgiu o presidente Lula, com simplicidade e humildade para governar esta grande nação, nosso querido Brasil.

Houve um progresso em todas as áreas de desenvolvimento, inclusive com as novas descobertas do pré-sal. Uma das áreas de progresso foi na educação, dando oportunidade para os pobres estudarem em faculdades, onde anteriormente só os ricos podiam; com a criação do Enem, todos têm a mesma oportunidade.

Gostaria de destacar a Unila (Universidade de Integração Latino-Americana), que integra alunos oriundos de vários países vizinhos, através de um intercâmbio cultural.

Nosso querido país progrediu muito nesses 12 anos em que o PT governou. Se meus queridos irmãos eleitores quiserem o progresso do Brasil, então que o PT siga governando por muitos anos.

Se assim for, teremos orgulho de dizer ‘somos brasileiros’. Já diz o velho ditado: ‘time que está ganhando não se mexe’. Se nosso país está em franco desenvolvimento, que todo o político consciente apoie a nossa querida presidenta Dilma, para o bem de todos os brasileiros.

Eleitor amigo, Janio Quadros em sua campanha política, o símbolo era a vassoura, para varrer a sujeira do Brasil. O que aconteceu? E o caçador de Marajás, ex-presidente Collor de Melo?
Agora esse senhor Aécio Neves vem dizendo que vai mudar o Brasil, mas o Brasil não precisa de mudanças, precisa é de apoio a nossa querida presidenta Dilma.

Senhores políticos que apoiam o senhor Aécio Neves não querem o progresso de nossa nação. Achei muita falta de educação da parte do candidato a presidente Aécio Neves chamar nossa querida presidenta Dilma de mentirosa no debate do dia 16 de outubro.

Para mim foi uma grande falta de respeito, não só para com a presidenta, mas com todo o povo brasileiro. O senhor Aécio Neves diz que foi governador por 8 anos em Minas Gerais e atualmente é senador, por acaso não aprendeu que a pessoa que ostenta a faixa verde e amarela, nossa digníssima presidenta, merece todo o respeito?

Todos nós podemos ver o caráter que o senhor Aécio Neves tem, é este o presidente que os senhores querem? Um representante que não tem respeito pela nossa presidenta?

Senhor Aécio Neves, não afetaste a uma pessoa qualquer, mas sim a nossa presidenta Dilma. Se o senhor trata a presidenta assim com tanta falta de respeito, como nos tratará? Creio que a presidenta nunca foi tão humilhada perante o Brasil e o mundo.

Aprendi a nunca chamar uma pessoa de mentirosa, mas a dizer ‘está faltando com a verdade’. Querido povo brasileiro, não queiram para presidente uma pessoa com tanta falta de ética como o senhor Aécio Neves. Prova disso, perdeste em Minas Gerais. Os mineiros são muito patriotas, se o senhor Aécio Neves fosse bom, o povo mineiro teria o apoiado.

Eleitor brasileiro vote na candidata à presidenta senhora Dilma, vamos reeleger uma pessoa digna e capaz de governar a nossa nação com uma sensibilidade fantástica para tratar com as pessoas. Se o Senhor Aécio trata assim a nossa presidenta Dilma, como ele tratará você eleitor amigo?

Se querem o progresso do nosso querido Brasil votem na candidata a presidente Dilma .Mostrem ao mundo que temos cultura e não aprovamos a falta de respeito com a nossa presidenta. Para o bem de todos os brasileiros e progresso de nossa nação votem na candidata à presidência senhora Dilma.

Abraços a todos os brasileiros que irão compreender essa humilde homenagem, desse fotógrafo que ama o Brasil. Lembro-me que meu primeiro voto foi para o senhor Juscelino . Aos meus 75 anos, nunca tinha visto um candidato tão agressivo como o senhor Aécio Neves. Que Deus tenha pena dele por essa conduta.

Eleitores amigos, já viram o conto do bilhete premiado? Ao ver, o senhor Aécio Neves diz que vai mudar o Brasil se o senhor não sabe tratar uma dama como a nossa presidente Dilma? Como quer ser o nosso presidente? Que Deus não castigue o nosso povo com esse presidente, seria uma vergonha para todos nós tê-lo representando o nosso querido povo brasileiro.

O Brasil gigante e belo precisa de um representante à sua altura, analisem que quem muito fala, pouco faz. O verdadeiro mérito não se mostra, se deixa ver. Parabéns candidata à presidência, até a vitória com fé em Deus.

Abraços a todos meus queridos irmãos brasileiros, a felicidade está em nossas mãos. Que Deus vos abençoe.

Carinhosamente, José Pereira Lopes”.