Manaus celebra 345 anos de cultura e belezas naturais 

Manaus comemora 345 anos nesta sexta-feira (24) com extensa agenda cultural. Além de um show musical para comemorar a emancipação da cidade, a programação inclui a tradicional festa “Boi Manaus” no sábado (25), na Arena da Amazônia, com a presença de itens oficiais dos Bois de Parintins, além de apresentações de artistas locais. 

Manaus celebra 345 anos de cultura e belezas naturais

 A capital amazonense reúne, em um só lugar, os encantos da natureza, da cultura, da arte e da rica gastronomia da região Norte. Um dos atrativos turísticos é o Encontro das Águas, passeio de barco que transporta o visitante para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

Cruzeiros transatlânticos estão entre os principais meios para conhecer a região. Nesta temporada, são esperados 18 navios, segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo do Amazonas.

O turismo de aventura também ocupa um espaço importante em Manaus. São inúmeros passeios pela floresta, com caminhadas e banhos de cachoeira, além de visitas às comunidades ribeirinhas e indígenas. A prática de pesca esportiva também é bastante comum pela região.

Época áurea

Além das atividades voltadas ao ecoturismo, Manaus concentra um amplo circuito cultural e artístico. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer monumentos da época áurea da borracha, como o Teatro Amazonas, por exemplo. Construído em 1886, há 18 anos é palco dos maiores encontros de música erudita do mundo – o Festival de Opera do Amazonas.

Às margens do Rio Negro, está o mercado municipal Adolpho Lisboa, também uma das heranças dos tempos da borracha. O passeio é recomendado para compra de peixes e produtos culturais, como a garrafada de ervas e plantas medicinais.

É possível desfrutar o verde sem sair da cidade, seja no Jardim Botânico ou no museu ao ar livre localizados na reserva Adolpho Ducke. São mais de 30 trilhas para o turista percorrer e, pelo caminho, ter a companhia de pássaros e demais animais da fauna amazonense. Para a prática de esportes, o Complexo Turístico em Ponta Negra é indicado para corrida e ciclismo pelos calçadões da orla.

O cardápio gastronômico de Manaus abrange pratos com os mais variados tipos de peixe: tucunaré, pirarucu e tambaqui. Uma das preferências é o Tacaca, prato feito com goma de mandioca, camarão e ervas. Para um cafezinho regional, uma boa pedida é o “X-caboquinho”, feito com pão francês, banana frita, queijo coalho e tucumã. De sobremesa, delícias de frutas tropicais como o cupuaçu e açaí.

Manaus é um dos destinos mais visitados por viajantes internacionais. Durante a Copa do Mundo, a gastronomia da cidade foi aprovada por 94,2% dos estrangeiros. Já entre os brasileiros, 92,6% avaliaram positivamente as opções de turismo e lazer da cidade. Os dados são do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Turismo