Lançado prêmio de internacionalização da cultura brasileira 

O Ministério da Cultura (MinC) lançou, na terça-feira (21), edital de premiação de plataformas que reconhece iniciativas de internacionalização da cultura brasileira. Serão premiados redes, encontros, festivais ou portais online que atuem continuamente na difusão e circulação de produtos culturais brasileiros no exterior e/ou que promovam a presença de curadores, distribuidores e produtores estrangeiros no Brasil. 

Lançado prêmio de internacionalização da cultura brasileira

O edital selecionará 20 iniciativas com até R$90 mil cada para fomentar atividades voltadas para a internacionalização da cultura brasileira. O recurso pode ser aplicado em encontros, apresentação presencial de produtos culturais e criativos brasileiros, divulgação virtual de produtos culturais e criativos brasileiros, atividades formativas com troca de experiências e/ou técnicas e rodadas de negócios culturais/criativos.

O valor total do edital é de R$1,8 milhão e podem concorrer pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Os proponentes devem apresentar portfólio de atividades, que comprovem a atuação por mais de três anos neste mercado, além de proposta de aplicação dos recursos.

Instituições de todos os segmentos criativos podem se inscrever: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural.

O prêmio integra o Programa Conexão Cultura Brasil, que tem por objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) realizados no Brasil e no exterior.

O programa, uma parceria inédita do Ministério da Cultura com os Ministérios da Educação e Relações Exteriores, lançou dois editais em julho deste ano. Um deles é o Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios, com orçamento de R$ 4 milhões que podem ser usados em passagens e diárias, que levará, entre os meses de novembro de 2014 e março de 2015, cerca de 400 agentes para todo o Brasil e para o exterior para participar de eventos e realizar cursos e estágios.

O outro é o Conexão Cultura Brasil #Negócios, que tem orçamento de R$ 400 mil em sua primeira fase e levará delegações (até 60 empreendedores) para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional, entre outubro de 2014 a março de 2015 – Womex, Santiago a Mil e Arco Madrid.

Serviço:
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do sistema SalicWeb, disponível no: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb, até 23h59 do dia 4 de dezembro de 2014 (horário de Brasília).

Da Redação em Brasília
Com informações do MinC