FHC: “Não tenho dúvidas que o governo do PT ajudou mais o Nordeste"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu nesta quinta-feira (23) que os governos de Lula e Dilma fizeram mais pelo Nordeste do que quando ele comandou o governo federal.

Fernando Henrique Cardoso

“Não tenho dúvidas que o governo do PT ajudou mais o Nordeste. Eles foram beneficiados pela conjuntura favorável e ampliaram os programas sociais. Obviamente, com a prosperidade de 2004 a 2009, houve mais possibilidade de ampliar os programas sociais”, reconheceu, em entrevista à Rádio Jornal do Recife.

Apesar disso, FHC destacou que durante a sua administração o Nordeste brasileiro jamais foi preterido e que dizer que o PSDB tem preconceito contra a região é um ponto “perigoso”. Para justificar essa tese, FHC disse que “o primeiro programa de seguro contra a seca" foi no seu governo.

Num tom de mágoa, Fernando Henrique Cardoso disse que os ataques do PT contra o PSDB seriam uma tentativa de reconstrução da história “denegrindo o que foi feito no passado para exaltar o que foi feito depois. “Não precisava dizer que avançou por aqui, por aí, como é natural. O Brasil está progredindo. Não precisava ficar jogando pedra no passado”, declarou.

Apesar de defender a sua gestão, FHC admitiu que nas eleições anteriores os seus correligionários do PSDB, neste caso José Serra e Geraldo Alckimin, teriam "escondido” a sua gestão e que Aécio “teve uma atitude corajosa”.

“O clima era tão pesado que os candidatos do PSDB tinham medo de perder eleitores se defendessem o governo. Uma coisa errada, podiam ter defendido. Agora, o Aécio teve uma atitude corajosa. Ele enfrentou e o resultado é positivo. Ele está aí, competitivo”, frisou.

Água não falta para os tucanos

Questionado pelo entrevistador Geraldo Freire sobre a crise no abastecimento de água em São Paulo, onde vive, FHC disse não sofrer com o problema. “Nesse momento tem. Como é prédio, sempre guarda água. Eu nunca sofri falta de água”, afirmou.

Fonte: Brasil 247