Evento discute papel das mulheres na evolução da pesquisa científica

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) participa, nesta quinta-feira (23), em Guarulhos (SP) da terceira edição da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Semcitec).

Pesquisa científica é importante para orientar país durante e após pandemia - Reprodução

O evento anual de divulgação científica é organizado pela prefeitura local e oferece palestras, mesas redondas, oficinas e exibição de filmes.

O objetivo do encontro é popularizar o ensino de ciências e promover a divulgação da produção científica e tecnológica local.

A coordenadora-geral dos Programas de Educação e Cultura da SPM, Letícia Garcia, faz palestra sobre o papel das mulheres na evolução da pesquisa científica.

Um dos temas que será abordado pela técnica é a chamada pública ‘Meninas e Jovens Fazendo Ciência’, que selecionou 325 projetos abrangendo educadores, meninas e jovens de 25 estados e do Distrito Federal com o propósito de acelerar o ritmo de inclusão das mulheres em profissões científicas e nas áreas de ciências exatas.

A Semcitec está estruturada nas áreas de Educação, Ciência, Participação Popular e Desenvolvimento Social, Inovação e Práticas Locais Sustentáveis.

A palestra da técnica da SPM abrange a temática sobre participação e controle social e aspectos da diversidade social. Além da palestra, Letícia Garcia participará da cerimônia de encerramento e entregará o prêmio “Jovem Pesquisadora”, promovido pela 1ª Feira de Ciência e Engenharia de Guarulhos que acontece durante a semana de divulgação científica.

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres