ONU debate sobre contribuição do esporte à paz mundial

A Assembleia Geral das Nações Unidas debateu nesta segunda-feira o papel do esporte como um instrumento para promover a paz e o desenvolvimento no nivel internacional.

Ban Ki-moon - AFP

O foro, que faz parte do 69º período de sessões do principal órgão da ONU, acolhendo em igualdade de condições os 193 países membros da organização, analisou um relatório do secretário geral Ban Ki-moon sobre o tema.

Segundo o relatório divulgado em Nova York, entre as questões a serem consideradas se destaca o fato de não ter sido cumprida a Trégua Olímpica solicitada pela Assembleia devido aos 22º Jogos de Inverno e os 11º Jogos Paraolímpicos, realizados este ano na cidade russa de Sochi.

Apesar do pedido de suspender de maneira individual e coletiva as agressões sete dias antes e sete dias depois da realização desses eventos, os conflitos e combates continuaram em diversas partes, sem o mínimo de interesse em observar a trégua, lamentou Ban no texto.

O documento inclui também o acesso ao esporte como um direito humano e a realização pela primeira vez, em abril passado, do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, estabelecido em 2013 pela Assembleia Geral.

Aborda também a importância das alianças, as iniciativas e os programas destinados a potencializar o papel das atividades físicas para o desenvolvimento humano e o fim da violência para solucionar a crise.

Fonte: Prensa Latina