Programa de Dilma aborda a falta de água em SP e o debate na Record

A propaganda de TV da campanha à reeleição da presidenta Dilma Rousseff que foi ao ar na noite deste domingo (19) e atualizado nesta segunda-feira (20), abordou a grave crise de racionamento de água vivida pelos paulistas e lembrou do racionamento de energia de 2001 (o chamado "apagão"), quando os tucanos governaram o país. O programa exibiu ainda trechos do debate ocorrido na Record, na noite deste domingo (19)

Logo na abertura da propaganda, Dilma falou da sua preocupação com a realidade que vivem os paulistas. "É preocupante e também muito triste saber que os brasileiros que vivem em São Paulo, estado mais rico do país, estão passando por uma crise de falta de água sem precedentes na sua história”. E continua, "é preocupante porque o que afeta São Paulo, claro, afeta todo país, triste e muito triste porque estamos falando de um problema alertado há dez anos", prosseguiu Dilma.

Na propaganda, Dilma destaca ainda que está tentando ajudar o governo estadual para fazer obras para melhorar o sistema hídrico. "O presidente só pode agir se o governador pedir e autorizar essa parceria", diz Dilma. "O governo de São Paulo precisa mudar de atitude", ressalta.

Como já afirmara antes, a presidenta diz que está disponível para o governo tucano 1,8 bilhão de reais na Caixa Econômica Federal para ajudar no abastecimento de água.

Após apresentar documentos que apontam alertas de órgãos estaduais para o problema de abastecimento de água, o narrador diz que mesmo assim a Sabesp (estatal responsável pelo sistema de abastecimento de água), distribuiu lucro aos acionistas.

"Nos últimos dez anos a Sabesp, empresa controlada pelo governo estadual, distribuiu mais de 4 bilhões em lucros para seus acionistas, inclusive no exterior", diz o narrador.

"Veja se isso não é a cara dos governos tucanos, boa parte do dinheiro das contas de água foi parar no bolso dos grandes investidores, ao invés de beneficiar a população paulista".

O programa recorda ainda o racionamento de energia que assolou o país em 2001, durante o governo do tucano de Fernando Henrique Cardoso. "Hoje vivemos uma seca muito pior que 2001, mas graças às obras de energia realizadas por Dilma, o país não sofreu nenhum risco de racionamento", lembrou o narrador.

O programa exibiu ainda trechos do debate realizado na fim da noite deste domingo (20) na TV Record e divulgou a agenda da candidata nesta segunda (20) em São Paulo.

Assista a íntegra da propaganda abaixo:

Da redação do Vermelho