Cuba celebra o nascimento de sua identidade cultural

Cuba celebra nesta segunda-feira (20) o nascimento de uma nação rebelde e sua identidade. Trata-se do Dia  Nacional da Cultura Cubana, instituído em homenagem à primeira entoação de “La Bayamesa” (hino nacional), assim batizada pelo povo quando tropas independentes liberaram a cidade de Bayamo, em 1868. A data se tornou comemorativa em 1980, por meio de um decreto assinado pelo então presidente Fidel Castro e, atualmente, é considerada uma janela para o panorama artístico do país.

Cuba - SoyCuba

Segundo o decreto, a canção é o “símbolo no qual se entrecruzam o sentimento de amor a pátria e a decisão de combate, a expressão artística deste ato cultural por excelência no qual o povo afirma e conquista sua identidade plena, a guerra libertadora”.

Para os cubanos, cultura e nação são processos inseparáveis de permanente construção. É o que afirma a colunista Graziella Pogolotti, do site Cuba Debate em seu artigo “Por que um 20 de outubro?”. A cultura nacional foi forjada ao longo de séculos de resistência e nutrida por homens que conseguiram sustentar o espírito rebelde com sonhos, aspirações legítimas e direitos inalienáveis.

De acordo com Wikie Delgado Correa, em um texto intitulado “Os cubanos, o dia da cultura nacional e um canto para a liberdade”, o hino cubano é um grito de combate, uma proclamação em defesa da pátria a qualquer preço, um canto para viver em liberdade e não em submissão, uma exortação à ação e ao valor dos combatentes.

“Ao combate correi bayameses, que a pátria vos contempla orgulhosa; Não temais uma morte gloriosa, que morrer pela pátria é viver!”, diz o primeiro trecho do hino.

Para exaltar os valores e as realizações culturais, na cidade de Bayamo aconteceu a chamada Fiesta de la  Cubanía", iniciativa que contribui a conhecer mais sobre o surgimiento da nacionalidade cubana. Aos festejos se uniram as manifestações de música, teatro e artesanato, vinculdas ao universo juvenil.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações do Cuba Debate