Começa 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Começou na capital paulista nesta quinta-feira (16), a 38ª Mostra Internacional de Cinema da cidade. Serão 331 filmes em 14 dias.

Por Thiago Cassis, para o Portal Vermelho

Almodóvar - Jean-Baptiste Mondino / The New York Times

Esta edição do festival homenageia o cinema espanhol. A programação contará com, entre outras atrações, uma retrospectiva do diretor Pedro Almodóvar, e uma exposição de fotografias de Luís Buñuel.

A história do cinema é retomada em outros momentos da Mostra. O personagem Carlitos, imortalizado por Charles Chaplin, será lembrado por conta de seu centenário com a exibição do filme “O Circo”, no dia 01º de Novembro no auditório do Ibirapuera. O cineasta japonês Noboru Nakamura também terá suas obras exibidas no evento.

Leia também: 
Com sala cheia, “Osvaldão” estreia na Mostra de Cinema de SP


Entre os destaques dessa 38º edição da Mostra, estão os latino-americanos "Sangue azul" (Brasil) de Lírio Ferreira, é protagonizado pelo brasileiro Daniel de Oliveira; o título "A história da eternidade" marca a estreia de Camilo Cavalcante, e apresenta três histórias sobre o amor no sertão. O longa conta com trilha sonora de Dominguinhos.

O curta chileno “Recado de Chile”, é um registro sobre o desaparecimento sistemático de pessoas no Chile – nos anos 70, auge da ditadura de Pinochet – e a luta de seus familiares por justiça. O curta não tem assinatura de direção, tendo sido produzido pelos próprios parentes dos desaparecidos.

Outro filme que remete ao período sombrio da ditadura de Pinochet é “Filmar obstinadamente, um encontro com Patricio Guzman”. O material apresenta um retrato do cineasta chileno Patricio Guzmán, onde debate também sua visão sobre cinema. Guzman é autor da célebre trilogia “A Batalha do Chile”, rodado durante o período em que a Unidade Popular, de Salvador Allende, governou o país andino.

O ator argentino Ricardo Darín também marca presença no festival de cinema paulistano. Ele está na obra "Relatos Selvagens", dirigida e roteirizada por Damián Szifrón e produzida por Pedro Almodóvar. O longa argentino apresenta seis histórias vividas por personagens em situações limites do ponto de vista emocional.

Para quem gosta de música brasileira a dica é “Cássia”. Documentário sobre a cantora Cássia Eller, que faleceu em 2001, deixando um legado importante para a arte brasileira.

Para mais informações, confira a programação completa da Mostra no site do evento.

Os ingressos custam de R$ 9 (meia entrada, de segunda até quinta) a R$ 20 (entrada inteira, de sexta até domingo).