Vale do São Francisco é atração em evento de Ciência e Tecnologia 

Manga, goiaba, uva, mamão, banana e melancia. Exemplares de frutas produzidas em perímetros irrigados do Vale do São Francisco estão expostos no estande do Ministério da Integração Nacional (MI) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Parque da Cidade em Brasília. Além de exemplares de frutas, o estande apresenta objetos de grupos pré-históricos da região do Vale do Rio São Francisco. 

Vale do São Francisco é atração em evento de Ciência e Tecnologia - Ministério da Integração

O tema desta edição, “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, tem como proposta popularizar e incentivar a produção científica e a inovação, com ênfase no desenvolvimento de soluções para o campo social.

Pesquisadores estão no estande até hoje (19), para explicar mais sobre o trabalho e o material arqueológico, como pontas de flechas de pedra feitas por grupos pré-históricos que viviam na região do Vale do Rio São Francisco. Os visitantes também podem obter informações sobre as frutas que são produzidas em projetos de irrigação na região.

Preguiça gigante

Entre os objetos de grupos pré-históricos da região do Vale do Rio São Francisco chamam a atenção os ossos de uma preguiça gigante (Eremotherium sp.). O animal, que tinha aproximadamente seis metros de altura, viveu no Brasil há quase 12 mil anos. A ossada foi achada no sítio Lagoa Uri de Cima, perto de Salgueiro (PE), durante o trabalho de identificação e salvamento de bens arqueológicos do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

"Os países que dominam a ciência e a tecnologia são aqueles que dão as melhores condições de vida a seu povo. Então, é fundamental que haja uma iniciativa como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia", disse o ministro da Integração nacional, Francisco Texieira, em visita ao estande.

"O povo brasileiro é capaz de se desenvolver nessa área, desde que sejam oferecidas condições como as que foram dadas nos últimos anos, com institutos de pesquisa e universidades abertas pelos rincões do País", completou Teixeira.

Aumento da produção

O balanço mais recente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) constatou que o volume de produção em 26 perímetros cresceu entre 2012 e 2013.

Foram produzidas 2,96 milhões de toneladas de itens agrícolas no ano passado, sobretudo frutas, em uma área cultivada de 90,9 mil hectares. O crescimento é de 10,5% em relação ao ano anterior, quando 2,68 milhões de toneladas foram produzidas.

A área cultivada passou de 84,4 mil para 90,9 mil hectares – cerca de seis mil hectares a mais. Já o Valor Bruto de Produção (VBP) cresceu 14% em relação a 2012, alcançando R$ 1,72 bi.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério da Integração Nacional