Delegação chilena conhece Programa de Aquisição de Alimentos 

Nesta quinta-feira (16), a cooperativa Rede Terra, que fornece produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recebeu visita de representantes do governo chileno. O encontro, coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostrou como funciona, na prática, o apoio à comercialização da agricultura familiar do governo federal. 

Delegação chilena conhece Programa de Aquisição de Alimentos - Conab

Integraram a comitiva chilena representantes da Central de Cbastecimento Lo Valledor, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura chileno, da Embaixada do Chile e do Instituto ProChile. Após a visita técnica, a delegação participou de reuniões com representantes da Conab para conhecer os demais programas do governo federal nas áreas de segurança alimentar e nutricional e agricultura familiar.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero. O programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, até o limite de R$ 8.000,00 ao ano por organização de agricultores familiares.

Os alimentos adquiridos são destinados às comunidades indígenas, quilombolas, acampados da reforma agrária e atingidos por barragens, para abastecimento da rede socioassistencial e também de equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

Na reunião também foi apresentado à missão chilena o banco de dados disponibilizado pela Conab com informações mensais sobre volume, preço e origem das frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas das regiões do Centro-Sul do país, além de medidas adotadas com foco no desenvolvimento e na modernização do setor hortigranjeiro nacional.

Da Redação em Brasília
Com informações da Conab