Chico Lopes destaca conquistas dos professores nos últimos anos

Ainda é preciso avançar muito para chegar à plena qualidade da educação e das condições de trabalho e de valorização dos professores. Mas, neste 15 de outubro, data que marca o Dia do Professor, estes profissionais do Ceará e do Brasil têm conquista concretas a comemorar. O professor e deputado federal Chico Lopes parabeniza seus colegas e destaca os avanços conquistados nos últimos anos.

Chico Lopes - Assessoria

“A lei do piso salarial nacional dos professores foi uma conquista histórica, que beneficia os professores hoje e seguirá valendo para várias gerações, ajudando a profissão a ser mais valorizada e contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino”, destaca Chico Lopes, reforçando que a lei foi conquistada após décadas de luta de educadores, entidades e militantes do setor.

“Dentro da lei do piso, conseguimos aprovar emenda de nossa autoria garantindo outro importante direito: o 1/3 da carga horária para planejamento”, ressalta Chico. “Essa foi uma medida que teve impacto direto sobre o dia a dia dos professores e alunos, tanto aumentando a qualidade de vida dos professores quanto gerando a contratação de mais mestres, pelos governos estaduais e municipais, diante da necessidade de reforçar as equipes, para cumprir a carga horária determinada em lei”, aponta.

“Eu lembro muito bem como era a vida do professor antes desse direito. Depois de trabalhar a semana inteira, o professor precisava ainda usar o seu final de semana para planejamento, correção de provas, revisão de conteúdos… Hoje o professor pode fazer isso no ambiente escolar, no horário devido, durante o expediente, sendo devidamente remunerado por esse trabalho, que é importantíssimo para a qualidade das aulas, beneficia diretamente o aluno”,
acrescenta Chico Lopes.

Formação dos professores

A formação superior também foi facilitada para os professores, com o
FIES sendo uma das alternativas possíveis para garantir o acesso à
universidade. Chico Lopes é autor da emenda à lei do FIES que
garantiu a ampliação do financiamento, de 60% para 100% do valor do
curso superior. “Essa medida também beneficia os professores, que
precisam dessa formação e contam com uma possibilidade a mais”,
enfatiza.

PNE, pré-sal e mobilização

Para Chico Lopes, o momento é de trabalhar pela consolidação dessas conquistas e pela obtenção de novas vitórias. “Precisamos ainda lutar para fiscalizar o pleno cumprimento da lei do piso, estando atentos para exigir de todos os gestores o respeito a essa lei, que traz direitos para os professores e repercute também nos alunos, na qualidade da educação”, indica.

“Também tivemos uma conquista histórica com a aprovação da destinação dos royalties do pré-sal para a educação. Esse dinheiro vai ser muito importante para ajudar a cumprir, na prática, as metas do Plano Nacional de Educação. Devemos acompanhar de perto esse processo e seguir lutando por valorização dos professores, por formação continuada, por melhores condições de trabalho e para que os investimentos dos governos na educação pública sejam sempre
crescentes”.

Da redação do Portal Vermelho