Filme Osvaldão é exibido na 38º Mostra Internacional de Cinema de SP

Osvaldo Orlando da Costa, o Osvaldão, uma das figuras mais emblemáticas da Guerrilha do Araguaia, teve sua história eternizada nas telonas com o filme intitulado Osvaldão. Sob a direção de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles, a obra estreia nesta quinta-feira (16), na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Osvaldão - Reprodução

Osvaldão conta a história do mineiro de Passa Quatro, filho de ex-escravos que deixou o interior para estudar no Rio de Janeiro. Negro, forte e com mais de dois metros de altura, era uma figura inconfundível.

Na cidade maravilhosa, foi campeão carioca de boxe pelo Club de Regatas Vasco da Gama, na década de 1950. Teve que abandonar a carreira após conseguir a oportunidade de estudar engenharia em Praga, na antiga Checoslováquia, onde viveu por alguns anos. Membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com treinamento na China, voltou para o Brasil para ser um dos principais guerrilheiros do país.

O filme traz relatos de moradores do Araguaia sobre Osvaldão. Ele foi a figura mais perseguida pela ditadura militar naquela região do país e coleciona “causos” sobre sua trajetória política. “Um mito”, “uma lenda”, “muito valente”, “se transformava em árvore e em pedra”, são algumas das expressões utilizadas pelo povo para falar do militante que lutou pela liberdade e soberania do país.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 16 e 29 de outubro, serão exibidos 330 obras variadas e diversos países em 35 salas e 29 espaços entre cinemas, museus e outros ambientes culturais espalhados pela capital paulista. 

Osvaldão estreia nesta quinta-feira (16) às 20h no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, mas também será exibido no Museu da Imagem e do Som no dia 28, às 15h30 e no Centro Cultural São Paulo, na Sala Lima Barreto no dia 29 às 19h. A obra é uma produção da Fundação Maurício Grabóis, da Clementina Filmes e Estrangeira Filmes

Esta já é a segunda participação do cineasta Vandré Fernandes na Mostra Internacional de Cinema de SP, ele exibiu a obra Araguaia – A Guerrilha, de 2010, na 34ª edição. Vandré é nascido em São Paulo, estudou Comunicação Social e participou da produção de curtas de Manoel Rangel e Paulo caucasiano.

Os ingressos para a Mostra podem ser adquiridos pelo site oficial do festival.

Assista ao trailer:



Por Mariana Serafini, da redação do Portal Vermelho