América Latina

14 de outubro de 2014 - 9h28

New York Times pede que Obama acabe com o bloqueio a Cuba


Cuba Debate
Estados Unidos e Cuba romperam suas relações diplomáticas em 1961 e Washington começou a aplicar o embargo econômico contra a ilha um ano depois, em 1962.  Estados Unidos e Cuba romperam suas relações diplomáticas em 1961 e Washington começou a aplicar o embargo econômico contra a ilha um ano depois, em 1962. 
"Seria sensato que o líder estadunidense reflita seriamente sobre Cuba, onde uma reviravolta política poderá representar um grande triunfo para seu governo”, diz trecho do editorial.

Estados Unidos e Cuba romperam suas relações diplomáticas em 1961 e Washington começou a aplicar o embargo econômico contra a ilha um ano depois, em 1962.

Leia também:
New York Times vai cortar cem funcionários da redação
New York Times revela planos de agressão dos EUA contra Cuba em 1976

"Obama deve aproveitar a oportunidade para dar fim a uma longa era de inimizade e ajudar um povo (o cubano) que sofreu enormemente", afirma o editorial.

A publicação ainda define suas sugestões de atuação à administração Obama, apontando que a Casa Branca deve retirar Cuba da lista que mantém o Departamento de Estado para penalizar países que respaldam grupos terroristas.

“Atualmente, o governo estadunidense reconhece que Havana está tendo um papel construtivo no processo de paz da Colômbia, servindo de anfitrião para os diálogos entre o governo colombiano e líderes da guerrilha.”

A Casa Branca não confirmou se Obama vai participar no próximo ano da Cúpula das Américas no Panamá, país que já anunciou sua intenção de convidar Cuba para a reunião.

"Tem que fazê-lo. E deveria vê-lo como uma oportunidade para fazer história", concluiu The New York Times.

Fonte: Brasil de Fato


  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais