Jandira, reeleita, reforça campanha de Dilma no segundo turno 

A deputada federal reeleita Jandira Feghali (PCdoB-RJ) reforça a campanha no segundo turno presidencial por Dilma Rousseff. Depois de alcançar mais uma vitória no Rio de Janeiro, a parlamentar aborda que é preciso que todos os cidadãos se reúnam em torno do projeto político seguro e com avanços em políticas de inclusão social e à esquerda.

Jandira, reeleita, reforça campanha de Dilma no segundo turno - Agência Câmara

“Por tudo que conquistamos no Brasil até aqui. Pela emancipação do cidadão mais pobre enquanto consumidor, trabalhador e dono do próprio destino. Conclamo todas as mulheres e homens de ideias progressistas, que anseiam um país no caminho do desenvolvimento social, que reforcem a campanha de Dilma Rousseff”, disse.

Para a parlamentar, “neste momento, o Brasil deve escolher entre a possibilidade real de manter um projeto que anda para frente, buscando avanços fundamentais necessários no Brasil; ou aquele projeto que já foi experimentado na política brasileira. Naquele momento, nós tivemos profundos retrocessos no Brasil: no emprego, na economia, na dependência externa, na política internacional, na saúde, na educação.”

E apresentou a mensagem do seu partido, o Partido Comunista do Brasil: “Nós não arredaremos pé até o último dia de eleição para garantir as vitórias do povo brasileiro, já consolidadas, na nossa opinião, no projeto que a gente vem sustentando e que começou com o Presidente Lula, que teve o apoio do nosso partido coerentemente, desde 1998, tanto nas eleições que ele ganhou, quanto nas que perdeu.”

Jandira Feghali, da tribuna da Câmara, fez apelo ao PSB e ao PSOL – que são manifestamente de esquerda – “para que olhem esse quadro e reconheçam, neste momento, a necessidade de um posicionamento político claro a favor do Brasil.”

“O apelo que nós fazemos é que juntemos forças e consigamos contribuir para uma mudança profunda, mas a partir do que já conquistamos, não zerando os nossos avanços, para tentar reconstituir algo que tem Armínio Fraga como possível Ministro da Fazenda, cujas posições na economia e nas relações com o povo trabalhador nós sabemos bem quais são”, destacou a líder comunista.

A luta continua

Falando em nome do seu Partido, ela enfatizou que o PCdoB tem claro que já houve muitas conquistas e precisa haver mais, por isso “temos convicção do caminho que escolhemos. A Esquerda precisa avançar, porque é ela quem tem a história e a prática vinculadas ao movimento social, ao movimento popular, e é quem tem a agudeza de perceber as necessidades de superação das desigualdades do nosso Estado.”

Para a líder do PCdoB na Câmara, o seu Partido vai continuar trabalhando para que o Governo Dilma avance mais nas reformas estruturantes, que incluem, além da reforma política e a reforma da comunicação, a reforma urbana, a reforma agrária e a possibilidade de faz uma tributação progressiva — e não regressiva — para ampliar a distribuição de renda no País.

Na Câmara dos Deputados, a deputada destacou as lutas do seu Partido pela aprovação dos 10% do orçamento da União para a saúde, pleiteado pelo Movimento Saúde+10; e da contribuição sobre grandes fortunas para a saúde. Além de manter a luta para avançar nas conquistas das mulheres e dos jovens, “porque nós precisamos garantir que este Brasil seja isonômico no tratamento das políticas públicas”, afirmou.

De Brasília
Márcia Xavier