Jô comemora alteração de prazo para tratamento de câncer no SUS 

Em votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, o projeto que prevê o início do tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do diagnóstico da doença. A decisão, que segue para votação no Senado, foi comemorada pela  coordenadora da Bancada Feminina da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) que, em discurso antes das votação da matéria, tinha pedido sua aprovação.

Jô comemora alteração de prazo para tratamento de câncer no SUS

“A discrepância de prazos, embora sutil, pode representar a diferença entre a vida e a morte do paciente”, afirmou Jô Moraes, destacando a justificativa da proposta.

O projeto revoga portaria do Ministério da Saúde que define o início da contagem do prazo para o início do tratamento a partir do registro do diagnóstico no prontuário do paciente.

Para Jô Moraes, a apreciação do projeto representa “uma grande conquista para as mulheres brasileiras quando se comemora o Outubro Rosa”.  OOutubro Rosa é um movimento que se iniciou nos Estados Unidos e que foi incorporado, em 1990, pelo Brasil, para a prevenção do câncer da mama.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. da Deputada Jô Moraes