PCdoB é o único partido que tem representatividade de negros na Câmara

Entre os 513 deputados eleitos no último domingo (5), 410 deles (79,9%) se declararam brancos. Outros 81 deputados (15,79% ) se disseram pardos e 22 (4,29%), pretos. Nenhum candidato que se declarou como amarelo ou índio foi eleito para a Câmara dos Deputados neste ano. O PCdoB é o único partido onde mais de metade da sua bancada é preta ou parda, sendo assim a única legenda onde a proporção de negros (60%) supera a da população brasileira.

Candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos ocuparão 20% das cadeiras na Câmara dos Deputados a partir de 2015. Desta forma, os negros estarão subrepresentados na casa legislativa. Na população em geral, eles representam 50,7% da população, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a primeira eleição onde os candidatos declararam a sua própria cor/raça, segundo os termos do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao registrar sua candidatura, eles deveriam escolher entre branco, pardo, preto, amarelo ou índio.

Dos 28 partidos que elegeram deputados federais neste ano, sete deles terão bancadas formadas só por brancos: PEN, PPS, PRP, PRTB, PSDC, PSL e PTdoB.

PCdoB

O único partido onde mais de metade da sua bancada é preta ou parda é o PCdoB, sendo assim a única legenda onde a proporção de negros supera a da população brasileira. Chico Lopes (CE) e Orlando Silva (SP) se declararam negros, enquanto, Luciana Santos (PE), Jô Moraes (MG), Alice Portugal (BA) e Daniel Almeida (BA) se auto declararam pardos.

No caso do PT, entre os 70 eleitos pelo partido, 18 se declaram pardos ou pretos. Já o PSDB tem 95% de candidatos brancos na sua bancadais de metade da sua bancada é preta ou parda é o PCdoB, sendo assim a única legenda onde a proporção de negros supera a da população brasileira.

Da redação do Vermelho
Com informações da Carta Capital