Ministro do TSE atende pedido do PT sobre pesquisa

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira, determinou que o Instituto Paraná Pesquisas compartilhe com o PT as informações completas sobre o levantamento que colocou o tucano Aécio Neves oito pontos percentuais à frente de Dilma Rousseff (PT). Após a divulgação do resultado, na quarta-feira (8), o partido questionou o método usado pela empresa. 

Eleições 2014 LOGO DO VERMELHO

Com a decisão do ministro do TSE, o PT terá acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa divulgada no site da revista Época. De acordo com o instituto, Aécio tem 49% das intenções de voto, enquanto Dilma aparece com 41%. Em votos válidos, o tucano supera a petista por 54% a 46%. Indecisos são 5%, mesmo percentual de brancos e nulos.

O PT questiona o superdimensionamento do percentual de eleitores com nível superior, ausência de indicação, no momento do registro, do percentual considerado para cada nível de escolaridade, entre outros problemas.

A decisão do ministro não abre uma investigação, mas atende a uma previsão da legislação eleitoral que permite o acesso dos dados das pesquisas aos partidos políticos. Ele deu o prazo de dois dias para as informações serem enviadas ao PT.

Fonte: Congresso em Foco