Congresso discute ampliação do acesso de todos ao turismo

Na manhã desta quinta-feira (8), em São Paulo, foi aberto o Congresso Mundial de Turismo Social, com o tema Turismo de Desenvolvimento: Unidade na diversidade. O evento é promovido pela Organização Internacional do Turismo Social (OITS) e é a primeira vez que está sendo realizado na América Latina.

Congresso discute ampliação do acesso de todos ao turismo

O presidente da OITS, Jean-Marc Mignon, disse que o principal objetivo da organização é ampliar o acesso de todos os cidadãos ao turismo, independentemente de sua classe social. “Queremos que os governantes de todo mundo ouçam nossos anseios e nos deem mais ferramentas para o desenvolvimento do turismo social no Brasil e no Exterior”, afirmou.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, que também participou da abertura do encontro, falou da importância do turismo como um vetor de desenvolvimento para o País. Ele afirmou que o setor do turismo pode tornar o Brasil cada vez mais conhecido, e um exemplo disso foi o que ocorreu na Copa do Mundo, quando o País esteve em evidência e mostrou seu potencial receptivo.

O ministro disse ainda que o turismo é uma força transformadora de uma importância muito grande. E que o turismo social é uma forma de turismo consciente e sustentável. O MTur já desenvolve algumas atividades que contribuem com a inclusão no setor, como é o caso do Viaja Mais Melhor Idade, Turismo Comunitário e o Passaporte Verde.

“Estamos de olho nas oportunidades que estão surgindo e esse segmento é um dos objetos de minha atenção”, concluiu Lages.

Agente de desenvolvimento

O congresso reúne participantes de pelo menos 20 países e segue ainda nesta sexta-feira (10), aprofundando a discussão a respeito do turismo como agente no desenvolvimento social.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) acredita que o setor continuará crescendo nos próximos anos. A organização acredita que o crescimento se manterá nos próximos três anos, e que o turismo social terá força para auxiliar a expandir as fronteiras do turismo aos menos favorecidos.

Segundo o diretor executivo de Programa Operacionais e Relações Institucionais da OMT, Márcio Favilla, o turismo cresceu 4,5% nos primeiros seis meses deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. São 22 milhões de turistas a mais, de acordo com ele.

Da Redação em Brasília
Com informações do MTur