Assistência técnica em agroecologia beneficiará 800 famílias no Acre

Agricultores familiares do Acre receberão serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com foco na sustentabilidade da produção. O Curso de Formação Inicial da Chamada Pública de Agroecologia beneficiará 800 famílias e será ministrado por agentes especializados. As aulas seguem até sábado (11), no município de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Agroecologia - Tamires Kopp/MDA

Técnicos da SOS Amazônia participam da formação. A ação faz parte do Programa Nacional de Formação de Agentes de Ater e do Programa Nacional de Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar. Está dentro das diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) e entre as iniciativas do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

Desenvolvimento local

Os serviços de Ater para as famílias agricultoras vão consolidar e ampliar processos de desenvolvimento da agroecologia. O objetivo é a promoção do desenvolvimento local. Os municípios beneficiados são Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul.

Em setembro, foram realizados dois cursos para formação de agentes de Ater no Espírito Santo e na Paraíba, que beneficiarão cerca de 3 mil famílias.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário