Líder comunista italiano visita PCdoB na Câmara 

O membro da direção nacional do Partido da Refundação Comunista da Itália (PRC), Ezio Locatelli, que acompanha as eleições presidenciais no Brasil, esteve em visita, nesta terça-feira (7), à Liderança do PCdoB na Câmara, onde foi recebido pela líder do Partido na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ) e a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).
 

Líder comunista italiano visita PCdoB na Câmara - Richard Silva

As deputadas destacaram o acirramento da disputa eleitoral e da importância da manutenção do projeto político iniciado em 2002, na eleição do ex-presidente Lula. Ezio manifestou solidariedade aos comunistas brasileiros e desejos de sucesso no segundo turno das eleições e na defesa de suas ideias e implantação de suas propostas nos próximos anos.

A visita à Câmara dos Deputados e à Liderança do PCdoB faz parte da agenda de encontros e reuniões que o dirigente comunista está cumprindo no Brasil. Segundo ele, a intenção é entender o processo político eleitoral brasileiro. Segundo ele, a experiência de visita ao Brasil no período eleitoral ter permitido conhecer o funcionamento de uma das maiores democracias do mundo e acompanhar os debates das pautas importantes para o Brasil e o mundo.

Para Ezio, este é um momento de definição importante não só para o Brasil e para a América Latina. Segundo ele, na Europa também se aguarda o resultado, “que terá impacto em um continente que hoje sofre com as maiores taxas de desemprego e pobreza das últimas décadas”.

De acordo com o dirigente comunista, a política fiscal baseada em pacotes de austeridade implementados pela Troica (equipe composta pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) arrasou o continente europeu, que hoje olha com esperança para uma vitória de Dilma Rousseff no segundo turno.

Experiência no Mato Grosso

Em sua página no facebook, onde narra a experiência que vive no Brasil, Elzio comemorou a eleição de Flávio Dino como primeiro governador comunista eleito no Brasil, e contou a participação que teve na campanha “do companheiro Chaparral”, do PCdoB, à deputado estadual, no interior do Mato Grosso.

“Uma experiência incrível. Junto com Chaparral e companheiros do PCdoB percorremos os bairros de Barra do Garças e seus vizinhos, com longas extensões de terra; encontramos índios Xavante ; participamos de carreatas, reuniões e comícios, trazendo as saudações da Refundação do Partido Comunista aos companheiros brasileiros”, contou.

Ao final de sua avaliação da viagem ao Brasil, o comunista italiano diz que “vamos voltar mais convencido do que nunca de que um outro mundo é possível e necessário.”

De Brasília
Márcia Xavier
Com informações da Lid. PCdoB na Câmara