Caravana de Educação em Direitos Humanos vai a Salvador 

A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), participa nesta quinta-feira (9), da Caravana de Educação em Direitos Humanos em Salvador (BA), às 14 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A caravana, que percorrerá todo o país, é uma ação de convergência de redes, movimentos, entidades e de todas as pessoas que se dedicam para a afirmação dos direitos humanos como elemento central da sociedade e do Estado brasileiro.  

Caravana de Educação em Direitos Humanos vai a Salvador

A iniciativa tem em seu alicerce o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), cuja primeira edição foi realizada em 2013 em Brasília (DF). Este ano, o fórum será no Marrocos.

Um dos objetivos da caravana é integrar os movimentos sociais, grupos coletivos, pessoas, entidades, instituições e demais, para atividades educadoras levando os temas e campanhas surgidas do FMDH. Entre as ações, são colhidas escutas dos grupos vulneráveis e em situação de violação de direitos. A proposta é criar um espaço aberto, plural e inclusivo para todos os grupos.

A SDH apoia a caravana por meio de um convênio com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em parceria com o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), governos municipais e estaduais, além de instituições públicas de educação e direitos humanos.

Lançada no dia 29 de abril em Natal (RN), a Caravana já passou por São Paulo (SP), Manaus (AM), Osasco (SP), Lages (SC), Pouso Alegre (MG), Rio Branco (AC), Lagarto (SE), Recife (PE), Teresina (PI), Belo Horizonte (BH), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Para o próximo período estão previstas atividade como oficinas, seminários e encontros em Campo Grande (MS), Vitória (ES) e Macapá (AP).

Da Redação em Brasília
Com informações da SDH