Lula: Nordestino não é mais tratado como cidadão de segunda categoria

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu as declarações preconceituosas que circulam nas redes sociais e endossados pelos também ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso contra o povo do Norte e Nordeste do Brasil que votou em peso na candidata à reeleição Dilma Rousseff. Esta quarta-feira, 8 de outubro é o Dia do Nordestino.

Lula em Petrolina Salvador - Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

“É um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos”, disse Lula em nota enviada à reportagem da BBC.

Lula ressalta que as afirmações são um “preconceito lastimável”. "Quem faz afirmações deste tipo imagina o nordeste da década de 90 ou de antes, onde reinavam a fome, o desemprego e a falta de oportunidade. Por isso muitos, como eu, tiveram que abandonar sua terra natal e migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida", disse o ex-presidente lembrando sua infância, quando saiu com a mãe do distrito de Caetés, no interior de Pernambuco, rumo à São Paulo

“Hoje, o nordestino anda de cabeça erguida porque não é mais tratado pelo governo como cidadão de segunda categoria", completa Lula conclamando os brasileiros a se "unir para continuar construindo um país mais solidário, mais justo (…), independente de cor, crença, religião ou região do país em que cada um tenha nascido".

8 de outubro, é o Dia do Nordestino

A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.

O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste).

A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo.

Leia também:
FHC diz que mais pobre vota em Dilma porque são “menos qualificados”

Com informações de agências