Em SP, Padilha questiona disparidade entre pesquisas e urnas

O candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha (PT), agradeceu aos quatro milhões de eleitores que votaram em seu projeto neste domingo (5). Durante entrevista, ele afirmou que os institutos de pesquisa não acompanham a realidade da disputa. Para ele, a disparidade dos números deve ser explicada por essas instituições.

Padilha - eleições em SP - Foto: Paulo Pinto/Analítica

“Por que toda vez, a doze horas da eleição, os institutos de pesquisa dão 6, 7 pontos a menos para os candidatos do PT no primeiro turno aqui no estado de São Paulo?”, questionou após Geraldo Alckmin (PSDB) vencer a disputa.

Na pesquisa Datafolha divulgada no sábado (4), Padilha aparecia com apenas 11% das intenções de voto. Com quase 100% das urnas apuradas, o número subiu para 18,20%, contrariando o instituto de pesquisa.

Em sua avaliação, as diferenças provocaram prejuízos na sua campanha. Por mais de 30 dias, Padilha deixou de ter cobertura diária da Rede Globo por não apresentar 6% das intenções de voto nas pesquisas.

Isso o levou também a perder espaços para seus adversários em outras mídias.

Segundo turno

Padilha afirmou que, apesar da derrota, será fiscal permanente da gestão do governador eleito. Ela afirmou que o projeto construído pelo PT está em jogo. “É em nome desse projeto que estaremos nas ruas nas próximas três semanas para reeleger Dilma”, concluiu.

O presidente estadual do PT e coordenador da campanha de Padilha, Emidio de Souza, avisou que ainda nessa semana vai reunir a militância para montar a campanha para o segundo turno da disputa presidencial em São Paulo.

Fonte: Agência PT de Notícias