Quase 30% dos brasileiros não votaram para presidente

No pleito deste domingo (5), chega a 29% dos eleitores brasileiros que decidiram não escolher nenhum candidato à Presidência da República no primeiro turno, quando somados os votos brancos, nulos e as abstenções. 

Urna eletrônica completa 18 anos com sucesso - Agência Senado

Nestas eleições de 2014, cerca de 142 milhões de pessoas estavam aptas a votar, das quais, 19,4% não compareceram às urnas, 3,84% dos eleitores votaram em branco e outros 5,8% anularam o voto.

Quando estes índices são comparados aos dados registrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na disputa de 2010 é possível observar um crescimento de quase 4% no número de pessoas que decidiram não demonstrar sua opção para o mais alto cargo político do país.

Há quatro anos, 25,2% dos eleitores não escolheram nenhum candidato ao Planalto. Naquela oportunidade, a abstenção foi de 18,1%, os votos nulos somaram 4,5% e os brancos 3,8%.

Em relação aos brasileiros que estão fora do país, o número de eleitores que não quiseram escolher um dos pleiteantes à presidencia, neste ano, também cresceu. A abstenção aumentou de 55,5% para 59,9%. No pleito, 141.501 pessoas votaram para presidente da República em 89 países nesse domingo (5).

Por Tayguara Ribeiro,
da redação do Vermelho