Tranquilidade nas eleições no Maranhão; Flávio Dino está confiante

O clima geral das eleições no Maranhão é tranquilo, apesar das filas enormes no período da manhã deste domingo (5) em praticamente todas as seções. Os eleitores esperavam em média, 30 a 40 minutos para votar. Foi o que aconteceu com o candidato ao Governo do Maranhão, que vota na Escola Clarindo Santiago, no bairro Olho D´Água. Ele chegou às 10h25 e só conseguiu votar quase uma hora depois. 
Por Márcia Xavier, de São Luís*

Tranquilidade nas eleições no Maranhão; Flávio Dino está confiante

Nesse meio tempo, ele conversou com os jornalistas, cumprimentou os eleitores e posou para fotos. O candidato, que chegou em um micro-ônibus, acompanhando pela mulher, Daniela; assessores e candidatos a deputados federais e estaduais, se disse muito entusiasmado.

“Fizemos uma campanha que realmente entra para a história do Maranhão”, afirma, lembrando que “o primeiro movimento político que eu participei foi das Diretas Já há 30 anos. Sou de uma geração que valoriza muitos as eleições. Tive oportunidade de participar dessa campanha, igualmente bela, emocionante, com muita participação popular.”

Ele agradeceu o povo do Maranhão, que o coloca como favorito para vencer no primeiro turno das eleições. “Sou muito grato ao nosso povo e estou muito confiante. As pesquisas são favoráveis e positivas. Agora vamos aguardar a população decidir. Vamos aguardar a decisão popular com muito otimismo, confiança, esperança e fé”, afirmou.

Sobre as mentiras lançadas contra ele pelo adversário, Edinho Lobão (PMDB), Flávio Dino disse que “lamento muito e espero que a partir de agora o grupo que está no poder há tanto tempo tenha uma atitude mais digna e democrática e aceite o resultado popular e olhe para o futuro”, acrescentando que todas as acusações foram denunciadas na Polícia Federal para que sejam apuradas e que não haja mais uma campanha baseada na mentira.

Crime eleitoral

O único episódio ocorrido em São Luís foi a destruição de quatro urnas no Centro de Ensino Cecília Meireles. As urnas foram queimadas por vândalos, assim como uma outra, queimada no Centro de Ensino Roseno de Jesus. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disse que todas foram substituídas.

Também houve prisões por crime eleitoral. Em Urbano, a Polícia Militar prendeu Herlon Costa, marido da prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, sob a acusação de compra de votos para os candidatos Paulo Neto, Hildo Rocha, Gastão Vieira e Edinho Lobão, do PMDB, no município de Belágua. Segundo os policiais, Herlon tinha R$60 mil que seriam distribuídos em troca do voto.

Em Imperatriz, a Polícia Rodoviária Federal prendeu duas pessoas sob a suspeita de crime eleitoral. Com eles foram encontrados materiais de divulgação e cerca de R$3 mil.

*Enviada especial do Portal Vermelho a São Luís do Maranhão