Ministério do Esporte promove capacitação de agentes do Pelc

Começou nesta quarta-feira (1º) e vai até sexta-feira (3), no Centro Universitário Estácio de Sá, em Fortaleza (CE), o primeiro bloco de formação presencial, dos quatro que serão promovidos para agentes sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), do convênio com o governo do Ceará. 

pelc ministerio do esporte - Divulgação

Participam da primeira etapa 503 profissionais de 63 núcleos instalados nas cidades de Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho. Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Aratuba, Baturité, Paracuru, Pentecoste, Aracoiaba, Beberibe, General Sampaio, Caprístrano, Palmácia, Pindoretama, Acarapé, e Itaipiuna.

Durante a solenidade de abertura, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Paiva, saudou o Ministério do Esporte pela iniciativa de democratizar o esporte e o lazer no estado do Ceará. Também estiveram presentes a coordenadora-geral do Pelc no estado, Cícera Rejane, e a secretária nacional substituta de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Andrea Ewerton, que deu as boas-vindas aos presentes.

Acompanhada pela coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas, Ana Elenara Pintos, e do orientador pedagógico Hudson Neves, Andrea esclareceu que “a realização do módulo de formação é uma das etapas exigidas para que o convênio obtenha a ordem de início pelo Ministério do Esporte”. Segundo a gestora, durante essa capacitação, feita em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os participantes terão acesso ao Módulo Introdutório I. “Os novos agentes sociais terão uma apresentação geral sobre o programa, seus princípios, diretrizes, objetivos e dinâmica, além de instrumentos e possibilidades didáticas do Pelc.”

A parceria do Pelc com o governo cearense contempla 100 núcleos em 56 municípios e tem 846 agentes sociais. Esses profissionais são responsáveis pelo atendimento geral de cerca de 40 mil beneficiados, entre crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, que terão acesso a esporte, lazer e cultura nas unidades do programa.

Em decorrência do grande número de núcleos e municípios contemplados foram criadas 15 turmas para o primeiro bloco de formação. O curso é ministrado pela equipe de formadores icomposta por Luis Carlos Lira, Pedro Osmar Flores De Noronha Figueiredo, Eneida Feix, Silvana Regina Echer, Paulo José Cabral Lacerda, Marie Luce Tavares, Keni Tatiana Vazzoler Areias e André Henrique Chabaribery Capi.

Capacitação regionalizada 

Em função da quantidade de núcleos e municípios, a formação presencial de agentes sociais do Pelc no Ceará acontecerá de forma descentralizada. Além desse primeiro bloco em Fortaleza, haverá capacitação nas seguintes cidades Morada Nova (de 7 a 09.10), para 18 núcleos de 14 cidades; Farias Brito (de 13 a15.10), para 9 núcleos de 9 cidades; Ipú (de 16 a 18.10), para 10 núcleos de 10 cidades.

Fonte: Ministério do Esporte