Especulação eleitoral na bolsa está sob monitoramento da CVM

Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, afirmou nesta quarta-feira ( 1º) que a instituição, vinculada ao Ministério da Fazenda, está monitorando quaisquer eventuais movimentos especulativos que ocorram no mercado de capitais nesse período pré-eleitoral.

Leonardo Pereira CVM

Durante abertura oficial da 39ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores, que se estenderá até esta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro. A CVM é a anfitriã do evento. Leonardo Pereira não confirmou a existência de investigações sobre oscilações no mercado, mas disse: “Se eu disser qualquer coisa, não estaria fazendo meu trabalho”.

O presidente da CVM disse ainda que a realização de apurações sobre o mercado faz parte do dia a dia da CVM. Deixou claro, porém, que a comissão só se pronuncia quando há acusação formal contra algum participante do mercado de capitais.

Declarações do presidente da CVM acontecem no momento em que a Bolsa de Valores de São Paulo vive clima de pânico, estimulada pelos vendedores do caos no Brasil, para o caso da presidente Dilma Rousseff ser reeleita. Baixa em setembro somou 11%, e outubro já fechou o primeiro dia em queda de 2,32% aos 52.858 pontos. Petrobras abriu dia perdendo 3%, bancos também.

O dólar, no mesmo passo atrás, valorizou-se 9% sobre o real nas últimas quatro semanas. Há quem, na Bovespa, projete os próximos pregões abaixo dos 45 mil pontos, em novas e fortes depressões. Hoje, o mercado abriu aos 53.333 pontos, mil a menos que no dia anterior.

Fonte: Brasil 247