Dilma apoia o esporte olímpico, paraolímpico e para todos

Nunca o esporte brasileiro se desenvolveu tanto como nos governos Lula e Dilma. Uma verdadeira gama de incentivos foi desenvolvida pelo Ministério dos Esportes para apoiar o descobrimento de novos talentos e os atletas de alto rendimento em todas as modalidades olímpicas, acompanhados de uma política pública de esportes para todos os brasileiros.

atleta paraolimpica claudia santos - Ministério do Esporte

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016, com a participação de 10.500 atletas de 204 países disputando 306 medalhas. Os jogos Paralímpicos começam 17 dias depois no dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, com 4.300 atletas de 176 paises, disputando 528 medalhas. A competição termina no dia 18.

“Eu vou lembrar todas as bolsas diferenciadas que nós temos, desde a bolsa para o atleta nacional; jovem atleta; passando por toda as demais bolsas internacionais e o bolsa pódio. Vou lembrar o Brasil Medalhas, que tenho muito orgulho de estarmos construindo vários centros olímpicos e paraolímpicos, em especial, o Centro Paraolímpico de São Paulo, que vai ser referência internacional”, disse a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, no último dia 19, durante a recepção dos atletas que participaram das Olimpíadas da Juventude, em Nanquim, na China e do Mundial de Judô, em Moscou, na Rússia.

O Bolsa-Atleta é considerado o maior programa de incentivo direto ao atleta do mundo com 43 mil esportistas beneficiados com uma contribuição mensal nas categorias estudantil, nacional, internacional, olímpica e paraolímpica. O valor varia de acordo com os resultados nas competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas e não impede que os atletas consigam outros patrocínios.

A prioridade é para atletas de esportes que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos. Em seguida, o benefício se destina aatletas de modalidades chamadas não-olímpicas.

Esporte para todos

Além do esporte de alto rendimento, Dilma construiu 28 Centros de Artes e Esportes Unificado (CEU), são equipamentos sociais para atividades esportivas, culturais e de lazer reunidas em um mesmo espaço físico. Outros 320 CEU já foram contratados em 318 municípios de todo o país num total de R$ 770,2 milhões em investimentos. A iniciação das atividades esportiva em áreas de vulnerabilidade social nas grandes cidades brasileiras está entre as prioridades do Governo Dilma, com a construção de 285 Centros de Iniciação ao Esporte (CIE), em 263 municípios em todos os estados brasileiros. Os investimentos somam R$967,1 milhões.

Fonte: Equipe Dilma Rousseff