Estudantes de SP conhecem ações e projetos do Ministério do Esporte

Alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Antares, em Americana, São Paulo, conheceram nesta terça-feira (23), as ações e projetos desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em todo o país. A visita faz parte de um projeto conhecido como Estudo de Meios, organizado pelos professores de história e geografia da Fundação Antares de Educação e Cultura (Faec).

estudantes ministerio do esporte - Francisco Medeiros

Segundo o professor de história Antônio Celso, responsável pela equipe, esta é a oitava edição do programa, que integra os alunos a outra realidade. “Nós trabalhamos com a garotada a geografia urbana, o cerrado, e a história da construção de uma cidade planejada, bem diferente de outras. Todas essas informações são processadas pelos alunos que as transformam em relatórios para serem apresentados no colégio”, afirmou o professor.

A coordenadora de Políticas e Programas Intersetoriais da pasta, Claudia Bernardo, fez uma exposição sobre a estrutura do órgão, os programas sociais, entre eles o Mais Educação (parceria do Ministério do Esporte com o da Educação), o Esporte e Lazer da Cidade, o Vida Saudável (destinado a pessoas a partir dos 60 anos de idade) e o Segundo Tempo.

Cláudia falou também sobre a Rede Cedes, uma ação voltada, inicialmente, para o fomento da pesquisa integrada ao Programa Brasil Potência Esportiva, na ação “estudos e pesquisas científicas e tecnológicas para o desenvolvimento do esporte”. A rede também estimula os novos grupos de estudos a produzir e difundir conhecimentos voltados para o aperfeiçoamento e a qualificação de projetos, programas e políticas públicas de esporte recreativo e de lazer.

Os alunos, bastante curiosos, aproveitaram a oportunidade para saber o que fazer para as escolas de Americana participarem dos programas. A coordenadora fez toda a explanação e mostrou os trâmites. A turma saiu animada com as novas informações, e partiram para uma palestra no Ministério da Saúde.

Fonte: Ministério do Esporte