Ministro aponta cenário internacional favorável a universidades

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, declarou nesta segunda-feira (22) que o Brasil tem condições de dar um salto no sistema acadêmico universitário. Ele participou da abertura do Simpósio Internacional sobre Universidades de Excelência, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro.

clelio - Agência Brasil

Campolina analisou que, com a reorganização da economia e da geopolítica mundiais, marcada pela emergência dos países asiáticos, novas janelas estão se abrindo para vários países. Segundo o ministro, existem atores novos que não podem ser desconsiderados e é essa posição que o Brasil tem de observar para construir sua condição de referência dentro da nova ordem internacional.

Em sua análise, o momento exige pressa: "Se não formos capazes de tomar algumas decisões rápidas, consistentes e pesadas, não vamos criar universidades de padrão de excelência internacional no Brasil".

Ele comentou que o contexto é propício para atração de pesquisadores de nível internacional. "O mundo está em uma situação excepcional para nos oferecer pesquisadores. É uma porta aberta para sermos capazes de superar nosso relativo isolamento", concluiu, citando a situação econômica na Europa como um dos fatores favoráveis a esse movimento.

Para o ministro, é preciso assegurar recursos estáveis para a política de ciência e tecnologia no Brasil. "Temos de repensar nossas fontes de recursos na negociação política e nos mover no sentido de atingir percentuais compatíveis com os níveis que são praticados no mundo, 2%, 2,5% do PIB [Produto Interno Bruto]aplicados na área", avaliou.

O titular do MCTI defendeu, ainda, a necessidade de aperfeiçoar o apoio aos pesquisadores, em termos tanto de recursos humanos como de infraestrutura. "É necessário construir infraestruturas laboratoriais robustas sob pena de não conseguirmos casar a capacitação com as condições que eles precisam."

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação