Comissão Política do PCdoB debate reta final da campanha na Bahia

A última reunião da Comissão Política Estadual do PCdoB da Bahia antes da eleição aconteceu nesta segunda-feira (22), na sede do Centro de Formação Loreta Valares, em Salvador (BA). Na pauta do encontro, estiveram o momento político e a reta final da campanha eleitoral. Confira os principais pontos discutidos na reunião:

Quadro nacional

Para o presidente estadual do Partido, Daniel Almeida, o quadro nacional se estabilizou após a morte de Eduardo Campos, onde o cenário mais provável é um segundo turno entre as candidaturas de Dilma e Marina, com leve ascensão da primeira e queda gradual da segunda.

"Dilma tem feito um discurso afirmativo, demonstrando com dados reais o que o governo fez e que a mídia omitiu, com conteúdo mais à esquerda, fazendo a diferenciação necessária com o campo conservador, especialmente no debate sobre a independência do Banco Central e a questão dos direitos trabalhistas assegurados na CLT. Marina vem demonstrando em seguidos episódios sua fragilidade política, revelando uma constante metamorfose que gera desconfiança em parte dos eleitores que a viam como novidade. Reunimos as condições necessárias para no segundo turno assegurarmos a vitória do campo democrático e progressista na eleição presidencial e continuar o projeto que vem mudando o Brasil", afirmou o presidente.

Quadro estadual

A avaliação feita por Daniel Almeida é de que há uma trajetória inquestionável de crescimento das candidaturas de Rui Costa [candidato a governador pelo PT] e Otto Alencar [candidato a senador pelo PSD], com a intensificação da campanha na capital e no interior, envolvendo prefeitos, vereadores, lideranças políticas locais e a militância em geral, o que indica a realização de segundo turno na Bahia.

"Uma das provas concretas da ascensão de Rui é denúncia requentada da revista ‘Veja’ feita pela empresária Dalva Paiva, com sinais claros de encomenda para utilização eleitoral com o objetivo de evitar o segundo turno" realça o presidente.

Eleições proporcionais

A reunião avalia como promissoras as possibilidades eleitorais dos candidatos do partido na disputa para deputados federais e estaduais e registra o crescimento do envolvimento da militância em atividades de campanha nas diversas regiões e categorias. Os três candidatos, Alice, Daniel e Davidson estão com boas campanhas e com condições de assegurarem vagas. Para a Assembleia Legislativa, a meta de ampliação da bancada tem possibilidades reais de ser alcançada, elegendo quatro ou até mesmo cinco, num cenário mais favorável.

Para Daniel Almeida "há um volume crescente das campanhas, nas dobradinhas, há mais entusiasmo, e isso pode ter papel preponderante numa eleição em que os elevados custos nos deixam em condições de desigualdades na disputa."

Militância convocada

A reunião definiu como tarefa prioritária da militância todo empenho para garantir a eleição dos três deputados federais, que faz parte do projeto nacional de ampliação de nossa bancada na Câmara dos Deputados. A intensificação da campanha para chegarmos a três deputados federais eleitos deve estar colada com o reforço das dobradinhas com a chapa de candidatos a deputados estaduais

Da Redação