Venezuela sedia festival internacional de cinema

O primeiro Festival Internacional de Cinema de Caracas começou nessa sexta-feira (20), com o tema central da "rota noturna", percurso cultural reconhecido já como um espaço livre de entretenimento venezuelano.

Venezuela - Reprodução

Segundo explicaram os organizadores do evento, diferentes esquinas e praças públicas do centro histórico na capital se converterão em lugares temáticos dedicados ao cinema.

Por exemplo, a Praça Andrés Eloy Blanco estará conceitualizada pelo filme El Pez que Fuma (O Peixe que Fuma), clássico do realizador venezuelano Román Chalbaud, e Esquina La Torre estará dedicada ao cinema latino-americano.

Também habilitarão três sets de gravação para recriar as filmagens de algumas cenas de La Balandra Isabel, Domingo de Resurrección e Taita Boves.

Eestátuas vivas de diferentes personagens da cinematografía universal, famosos DJ caraquenhos, o Circo Nacional da Venezuela e grupos de roqueiros pela paz e pela vida também participarão das atividades.

Essa rota é um dos eventos paralelos ao Festival de Cinema de Caracas, que encerrará no próximo dia 21, domingo, e abarca projeções em 10 salas da capital.

A julgamento do presidente venezuelano Nicolás Maduro este evento mostra a grande diversidade das criações latino-americanas e caribenhas.

Este evento planta a bandeira para um poderoso movimento de cineastas venezuelanos a quem o Estado oferecerá todo o apoio necessário através do Ministério da Cultura, afirmou o presidente.

Na noite de premiação cinco filmes merecerão as máximas premiações, além da fita com maior popularidade entre o público.

Até a data foram realizadas 16 rotas noturnas em Caracas, oito delas no centro histórico, sete na praça dos Museus de Belas Artes e uma no recuperado Bulevar de Sabana Grande.

Fonte: Prensa Latina