Comissão da Verdade colhe sugestões da sociedade até o dia 30

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) pede sugestões dos cidadãos brasileiros para o relatório final, que terá um capítulo especifico com as colaborações que podem ser enviadas por meio de um formulário na internet: https://ouvidoria.recomendacao.cnv.gov.br/index.php?a=add .

Delegado acusado de ser torturador na ditadura militar nega

O documento poderá ser preenchido até o próximo dia 30 de setembro. Também no dia 30, os 13 grupos de trabalho que integram a Comissão terão de concluir seus relatórios.

Integrante da Comissão, a advogada Rosa Cardoso, reforçou o pedido de sugestões: “Esperamos ter nesse período uma participação grande da sociedade, pensando esses temas conosco, mandando suas reflexões e suas propostas” finalizou.

Sobre a Comissão

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A CNV apura as violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre os anos de 1946 e 1988. A Comissão também tem o papel de recomendar mudanças nas leis e regulamentos para fortalecer o estado democrático de direito no Brasil, para que assim, não se repita as graves violações dos direitos humanos ocorridas no Regime Militar.

Está previsto para o dia 10 de dezembro, a conclusão dos trabalhos da CNV. Para o coordenador da Comissão, Pedro Dallari, é de extrema importância a incorporação da percepção da sociedade ao relatório final da CNV.

Fonte: Agência PT de Notícias